23

24

25

26
 
SARCOMA DE KAPOSI CLÁSSICO – UMA ENTIDADE CLÍNICA RARA
Doenças oncológicas - E-Poster
Congresso ID: P671 - Resumo ID: 106
Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
Inês Bargiela, Maria João Gomes, Ana Sofia Ventura
O sarcoma de Kaposi (SK) é uma entidade clínica que apresenta vários aspectos ainda desconhecidos, relacionados com a sua etiologia, natureza das células proliferativas e factores que induzem e mantêm a multiplicação celular. Existem vários tipos de SK: o clássico, o epidémico associado ao vírus de imunodeficiência humana (VIH), o endémico africano e o associado a terapêutica imunossupressora. O SK clássico é uma neoplasia vascular rara, mais prevalente em idosos da região mediterrânica e Europa de Leste, com uma relação homem:mulher 10-15:1, que evolui de forma indolente com aumento gradual das lesões cutâneas e desenvolvimento de novas lesões ao longo dos anos, que resultam frequentemente em estase venosa e linfedema dos membros inferiores.
O caso clínico descrito pelos autores refere-se a uma doente de 85 anos, com antecedentes de insuficiência venosa dos membros inferiores, fibrilhação auricular crónica e insuficiência cardíaca, internada por síndrome confusional, em contexto demencial. Concomitantemente, detectaram-se lesões cutâneas maculo-papulares em ambos os membros inferiores, tendo sido feita excisão de uma das lesões, cujo exame histológico revelou o diagnóstico de SK clássico. Laboratorialmente, sem alterações valorizáveis, nomeadamente, VIH 1 e 2 negativos. Iniciou terapêutica citostática, com melhoria franca das lesões.
Este caso refere-se à forma clássica do SK, que ainda deve ser lembrada, apesar da forma associada ao VIH ser muito mais prevalente. Embora não estejam associadas lesões cerebrais ao SK clássico, cerca de um terço dos doentes desenvolve uma segunda neoplasia, na maioria das vezes linfoma não-Hodgkin, o que mostra a importância desta entidade clínica.