23

24

25

26
 
IMPORTÂNCIA DOS SINTOMAS NÃO MOTORES NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DE DOENÇA DE PARKINSON
Doenças cérebro-vasculares e neurológicas - E-Poster
Congresso ID: P617 - Resumo ID: 1158
Serviço de Medicina 2, Centro Hospitalar de Leiria
Ana Ponciano, Sónia Santos, José Leite, Fernanda Pinhal, Célio Fernandes
Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é considerada actualmente uma patologia sistémica, caracterizada por uma miríade de sintomas não motores para além das queixas motoras típicas das doenças de movimento. O paladar corresponde a uma função quimio-sensorial e de extrema importância na vertente nutricional dos indivíduos, bem como na qualidade de vida. À semelhança dos fenómenos olfactivos, a disgeusia pode ocorrer na DP como manifestação não motora. Contrariamente a primeira, esta ainda não está bem esclarecida. No entanto, evidência crescente aponta para a importância dos sintomas não motores no diagnóstico precoce de DP. Os autores apresentam um caso de Doença de Parkinson com disgeusia como primeira manifestação.
Caso clínico: Mulher de 75 anos, previamente saudável, referenciada a consulta externa por perda ponderal de 25kg no ultimo ano e anorexia.Concomitantemente, queixas de digeusia e alterações no paladar, principalmente vinho e café, que consumia com regularidade e desde o inicio do quadro suspendeu consumo. Foi admitida em internamento para estudo etiológico de quadro constitucional. o exame objectivo não revelou alterações dignas de relevo, exceptuando a presença de tremor tipo rollong-pill no membro superior direito. O taste test revelou diminuição generalizada do paladar em todas as áreas testadas.
O estudo etiológico revelou-se inconclusivo e face a hipótese diagnóstico de Doença de Parkinson, foi solicitada Tomografia Computorizada por Emissão de Fotão Único (SPECT) cerebral com 123I-Ioflupano. Os resultados revelam redução marcada da captação ao nível do putamen e núcleo caudado, compatível com o diagnóstico de Doença de Parkinson.
A doente iniciou terapêutica com levodopa e carbidopa bem como plano nutricional dirigido. O follow up aos 3 meses revela aumento do peso corporal em 5kg bem como melhoria das queixas de disgeusia.
Discussão: Apesar de ser considerada uma doença do movimento, é crescente a importância do reconhecimento dos sintomas não motores que a esta se associam e que condicionam gravemente a qualidade de vida dos doentes com Doença de Parkinson. As alterações do gosto na DP têm importante relevância clínica, uma vez que podem conduzir a desnutrição grave.