Alexandra Pousinha, Carolina Cadório, Diana Falcão, Sunita Dessai, João Barreira, José Barata
Introdução
O Pioderma gangrenoso é uma entidade ulcerativa cutânea cujo diagnóstico se associa, na sua maioria, a uma doença sistémica de base do foro inflamatório/auto-imune. O seu tratamento implica uma abordagem multidisciplinar que condiciona tratamento cutâneo diário e sistémico imunomodelador.
Caso Clínico
Os autores apresentam o caso de um homem de 44 anos, leucodérmico, previamente autónomo, com antecedentes pessoais de Doença Hepática Crónica de etiologia não esclarecida com seguimento em Consulta Externa de Medicina Interna. Foi internado por quadro arrastado de cansaço geral, sonolência e precordialgia associado a desconforto abdominal e lesões ulcerativas exsudativas no membro inferior esquerdo com 3 meses de evolução de agravamento progressivo e exuberante. Já tinha sido submetido a biopsia cutânea que confirmou o diagnóstico de Pioderma gangrenoso.
Durante o internamento assistiu-se a evolução com bacteriémia por pseudomonas aeuroginosa com focalização pulmonar, o que aliado às alterações já previas nas provas hepatobiliares impediu a utilização dos imunossupressores tipicamente utilizados nesta doença cutânea, foi submetido a tratamento sistémico com Corticoterapia o que não impediu uma evolução desfavorável, passando posteriormente a Dapsona em colaboração com a Dermatologia. Do estudo complementar, assumiu-se Doença Hepática Crónica de etiologia provavelmente multifactorial atendendo a toma anterior de chá de ervas e álcool, excluindo síndrome paraneoplásico, doença inflamatória intestinal e outras doenças auto-imunes.
O doente apresentou evolução favorável das lesões com posterior estabilização dos parâmetros hepáticos e normalização dos parâmetros inflamatórios após ciclos de antibioterapia dirigida, obrigando a um internamento prolongado de 3 meses com varias intercorrências.
Resultado
Este caso pretende explanar que esta condição cutânea é grave, causando uma morbilidade importante associada a entrada de microrganismos patogénicos. Foi crucial a abordagem multidisciplinar com apoio de Dermatologia, Nutrição e da Equipa de Enfermagem para cuidados de penso, estabilização da dor e do score nutricional do doente bem como do tratamento atempado de infecções sistémicas.