23

24

25

26
 
QUANDO A COLUNA CONTINUA A CRESCER
Doenças oncológicas - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG165 - Resumo ID: 1193
Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Hospital de Faro, Medicina 2
Rafaela Pereira, Rosário Blanco, Ana Rita Clara, Alexandra Martins, Helena Brito, Mário Lázaro
Homem, 94 anos, internado na enfermaria de Medicina Interna por sépsis de ponto de partida urinário. Por persistência da febre sob antibioterapia e por palpação abdominal dolorosa com massa arredondada na região supra-púbica de aproximadamente 5 cm e de contornos regulares, solicitou-se ecografia renal e pélvica. Por imagem inconclusiva realizou TC abdómino-pélvico que revelou volumosa lesão osteolítica centrada no sacro com extensa destruição óssea de todas as vértebras sagradas à excepção da primeira, alteração compatível com cordoma. A massa estava a deslocar ou outros órgãos pélvicos anteriormente, correspondeu a massa palpada à projecção destes órgãos.
Os cordomas são tumores ósseos raros, localmente invasivos e que frequentemente recidivam. São remanescentes da notocorda primitiva e ocorrem geralmente no esqueleto axial, maioritamente na base do crânio e região sagrada.
Dada a idade do doente e grau de dependência prévio optou-se por não prosseguir com investigação etiológica da mesma e referenciou-se para cuidados paliativos.