23

24

25

26
 
ASBESTO
Doenças respiratórias - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG171 - Resumo ID: 1209
Hospital Beatriz Angelo
Virginia Visconti, André Fernandes, Maria Maia, Adriana Watts, Isménia Oliveira, Fernando Gonçalves, José Lomelino Araujo
O asbesto (ou amianto) é uma designação geral para a variedade fibrosa de sais minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados, no passado, em vários produtos comerciais e de construção. O espectro de patologias pleuroparenquimatosas associadas a exposição ao asbesto incluem asbestose (pneumoconiose causada pela inalação das fibras), patologia da pleura e neoplasias.
Apresenta-se o caso de um homem de 78 anos, reformado da construção civil - exposição a amianto e tratamento de madeiras exóticas. Antecedentes de substituição valvular mitral (biológica) em 2015, fibrilhacao auricular, diabetes tipo 2 e síndrome depressivo. Internado em contexto de prostração, recusa alimentar, dispneia, tosse com expectoração mucosa. Radiografia de tórax com infiltrado intersticial difuso com hipotransparecia base direita e reforço hilar bilateral. Realizou uma tomografia computarizada do tórax que demonstrou múltiplas placas pleurais adjacentes a pleura costal e diafragmática, com calcificações grosseiras, aspectos em relação com anterior exposição a asbestos. Aspectos de bronquiolite infecciosa. Completou 7 dias de antibioterapia empírica com amoxicilina-acido clavulanico e azitromicina, com boa tolerância e benefício, estando a data da alta assintomático.