23

24

25

26
 
SEIS CASOS DE ALARGAMENTO DO MEDIASTINO
Doenças oncológicas - E-Poster
Congresso ID: P698 - Resumo ID: 1218
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Serviço de Medicina 1
Tânia Vassalo, Joana Rodrigues dos Santos, Ryan Costa Silva, Lígia Peixoto
O alargamento do mediastino resulta frequentemente de massas com um abrangente diagnóstico diferencial, sendo 25% malignas. Destas, em adultos jovens as mais comuns são os linfomas de Hodgkin, linfoblásticos T e tumores germinais. Em idades mais avançadas são as metástases de carcinomas.
Apresentam-se 6 casos de alargamento do mediastino:
1 - Mulher de 45 anos com sensação de aperto cervical e edema da face. TC: massa mediastínica heterogénea com invasão da veia cava superior (VCS). Diagnosticado linfoma difuso de grandes células B (LDGCB). Tratada com R-CHOP com remissão completa.
2 - Mulher de 27 anos com lesão mediastínica sem plano de clivagem com a traqueia, carina, brônquios e pericárdio, com encarceramento das artérias aorta e pulmonar e da VCS e do tronco braquio-cefálico (TBC). Lesão documentada incidentalmente após trauma do ombro. Diagnosticado LDGCB. Tratada com R-CHOP e radioterapia, ainda sob tratamento.
3 - Mulher de 57 anos com massa cervical pétrea e edema bilateral supraclavicular; dispneia para pequenos esforços; dor retroesternal e perda de peso significativa. TC corpo: massa mediastínica superior (conglomerado adenopático) atingindo a tiróide, sem plano de clivagem com a região supraclavicular direita e com os vasos subclávios esquerdos; afilamento dos TBCs e das veias jugulares internas e subclávias; nódulo pulmonar direito; lesões líticas ósseas. Diagnosticado carcinoma de grandes células com envolvimento pleural. Óbito no internamento.

4 - Mulher de 79 anos com dispneia para pequenos esforços, edema da face e do membro superior direito (MSD) em estudo. Internada por pneumonia. Evolução com estridor. Verificada lesão espiculada do lobo superior (LS) direito com envolvimento mediastínico e fístula brônquica e traqueal; envolvimento brônquico, do esófago, aorta, TBC e da artéria pulmonar; VCS filiforme; prováveis metástases pulmonares; adenopatias mediastínicas. Diagnosticado adenocarcinoma (ADC) do pulmão. Óbito 8 dias após a admissão.
5 – Homem de 71 anos, com perda ponderal importante, anorexia, astenia e perda de força dos membros inferiores. TC-CE: lesão frontal direita com edema vasogénico do lobo frontal. TC-corpo com volumosa massa no LS esquerdo com invasão pleural e perda do plano de clivagem com a artéria pulmonar; adenopatias mediastínicas. Diagnosticado carcinoma pavimento-celular do pulmão. Óbito 1 mês após o diagnóstico.
6 – Mulher de 44 anos com cansaço para pequenos esforços, tosse e tumefação cervical direita. Angio TC-tórax: lesão espiculada pulmonar esquerda, envolvimento ganglionar desse hilo, mediastinal e da transição da VCS para o TBC direito; trombose venosa do TBC direito com extensão à jugular interna, subclávia e axilar homolaterais. Adenopatias supra-claviculares direitas a causar edema do MSD. Diagnosticado ADC do pulmão, a iniciar tratamento.
Conclusão: O alargamento do mediastino pode resultar de situações de elevada morbimortalidade, sendo a rápida confirmação diagnóstica fundamental.