Ana Oliveira, Patrícia Baptista, Sara Martins, Tânia Ferreira, Sara Silva, João Correia
Apesar da existência de vacinação eficaz contra o Vírus da Hepatite B (VHB) há mais de 30 anos, esta infeção continua a ser um problema major de saúde, com sequelas não apenas hepáticas, como extra-hepáticas, nomeadamente a nível renal. A Nefropatia IgA é a glomerulopatia mais comum nos adultos, bem como a principal causa de hematúria glomerular, podendo ser primária ou secundária a uma grande diversidade de patologias.
Apresenta-se o caso de um homem de 59 anos, sem antecedentes pessoais de relevo, que se apresenta no SU com quadro de dispneia, diarreia e arrepios, iniciando micções de urina cor de café já durante a sua permanência no hospital. Sem alterações relevantes ao exame físico para além de febre. Analiticamente com insuficiência respiratória tipo 1, aumento discreto de parâmetros inflamatórios, sem agravamento relevante de função renal, sem alteração dos parâmetros hepáticos, com hematúria glomerular (dismorfia eritrocitária 60%) e proteinúria subnefrótica. Estudo imunológico negativo. Serologias com AgHBs, Anti-HBc e Anti-HBe positivos, AgHBe e anti-HBs negativos, carga viral 13UI/mL (limiar de quantificação 10UI/mL); serologias Vírus da Hepatite C, Vírus da Hepatite D e Vírus da Imunodeficiência Humana negativas. Biópsia renal compatível com nefropatia por IgA.
Permanece a dúvida se a nefropatia IgA é secundária a infeção pelo VHB ou se se trata de uma nefropatia primária, dada a baixa carga vírica apresentada pelo doente e ausência de manifestações a nível hepático. Contudo, perante a ausência de testes que permitam excluir com segurança a associação entre as duas patologias, e tendo em conta que o VHB é presumivelmente a causa vírica mais comum de nefropatia, o doente iniciou terapêutica com entecavir.