23

24

25

26
 
UMA CAUSA INFECIOSA RARA DE CARDIOMIOPATIA DILATADA
Doenças oncológicas - E-Poster
Congresso ID: P730 - Resumo ID: 1324
Hospital de Santa Maria CHLN
Laura Pereira, Tiago Petrucci, Pedro Silvério António, Inês Fonseca, Inês Goulart, Carlos Machado e Costa
Introdução:
A miocardiopatia dilatada é uma alteração progressiva do músculo cardíaco caracterizada pelo aumento das dimensões ventriculares associadas a disfunção contrátil.
Tem inúmeras etiologias possíveis. No entanto, em muitos casos, a etiologia da doença permanece desconhecida.

Caso clínico:
Relata-se o caso de uma doente de 60 anos, com antecedentes de hipertensão arterial sistémica essencial e dislipidemia não medicadas.
Nos 2 meses prévios ao internamento iniciou quadro de tosse produtiva e prostração, medicada com antibiótico com melhoria da sintomatologia.
Duas semanas após este episódio, iniciou queixas de dispneia de agravamento progressivo (para pequenos esforços na altura do internamento) e pieira.
Realizou ecocardiograma transtorácico que mostrou miocardiopatia dilatada com disfunção ventricular esquerda grave, espirometria simples que mostrou restrição volumétrica em repouso grave e pletismografia com sinais funcionais de alteração ventilatória obstrutiva a nível das pequenas vias aéreas com aumento da resistência.
Por este motivo recorreu ao SU do HSM. Laboratorialmente apresentava subida ligeira dos parâmetros inflamatórios de fase aguda. A radiografia torácica mostrou aumento do índice cardiotorácico.
Foi internada com o diagnóstico de miocardiopatia dilatada de instalação subaguda. Durante o internamento foi realizado o estudo etiológico do quadro equacionando-se as etiologias infeciosas, autoimunes, tóxicas e metabólicas.
A doente teve melhoria clínica com terapêutica sintomática, tendo sido posteriormente transferida para o serviço de Cardiologia.
A investigação etiológica apenas revelou serologia positiva para febre Q com títulos crescentes.
Conclusão:
Este caso relata um caso de insuficiência cardíaca por cardiomiopatia dilatada com instalação subaguda e com relação temporal com infeção respiratória. A investigação etiológica mostrou uma causa infeciosa rara mas grave de cardiomiopatia dilatada.