23

24

25

26
 
UMA RARA APRESENTAÇÃO DE NEOPLASIA
Doenças oncológicas - E-Poster
Congresso ID: P772 - Resumo ID: 1336
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Serviço de Medicina Interna A
Tatiana Gonçalves, Filipe Vilão, Ana Linda Borges, Lèlita Santos, Armando Carvalho
Introdução
O cancro do pulmão é a neoplasia mais frequente no mundo e a que tem maior taxa de mortalidade. A metastização por neoplasia pulmonar pode ocorrer em quase todos os orgãos, sendo as localizações mais frequentes o figado, supra-renais e esqueleto. A metastização cutânea e subcutânea é rara (1,3% a 7,9%), associando-se a estadiamento avançado e consequentemente pior prognóstico.

Descrição
Homem de 55 anos, internado no Serviço de Medicina Interna por náuseas, vómitos incoercíveis e diarreia com um mês de evolução. Fumador 40 UMA, sem outros antecedentes de relevo. À admissão apresentava-se emagrecido, desidratado e com adenopatias duro-elásticas inguinais bilateralmente. Dos exames realizados destaca-se E. Coli produtora de shiga toxina, ecografia abdominal e TC abdominal a revelar múltiplas adenopatias. Após curso de antibioterapia francamente melhorado. Teve alta para consulta externa com pedido de PET-FDG que revelou metastização pulmonar, ganglionar, supra-renal, óssea, muscular, cutânea/subcutânea motivo pelo qual foi re-internado. Ao exame objectivo apresentava de novo massa duro-elástica no recesso anterior da articulação da articulação do ombro. Dos novos exames realizados neste internamento destaca-se TC-CE que mostrou metastização cerebral e TC-torácica com lesão sugestiva de tumor primitivo no pulmão direito com extensão à pleura. Fez biópsia ganglionar que confirmou adenocarcinoma primário do pulmão. Iniciou radioterapia paliativa. Apresentou agravamento clínico progressivo tendo vindo a falecer ao fim de 3 meses após o diagnóstico.

CONCLUSÃO:
Trata-se de um caso de adenocarcinoma plurimetastizado com envolvimento cutâneo. Os autores julgam pertinente o relato deste caso dado a sua rara e complexa apresentação.