23

24

25

26
 
POLICITEMIA VERA E EVENTOS TROMBÓTICOS MAJOR  
Doenças hematológicas - E-Poster
Congresso ID: P392 - Resumo ID: 1374
Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central - Serviço de Medicina Interna - Unidade Funcional 4
José Sousa, Sara Amaral, Sara Pinheiro, Carlos Figueiredo, Teresa Ferreira, Catarina Pires, Tiago Pack, Afonso Rodrigues, Ana Patrícia Cachado, Teresa Garcia, António Sousa Guerreiro
Introdução

A policitemia vera (PV) é uma doença mieloproliferativo das células hematopoiéticas, caracterizada por uma produção anormal e acentuada de eritrócitos, leucócitos e plaquetas, verificando-se que a mutação JAK2-V617F tem um papel fundamental na sua etiologia.

Descrição do caso

Homem de 73 anos, independente, com diagnóstico prévio de PV e múltiplos eventos trombóticos, já com filtro na veia cava inferior (VCI), habitualmente hipocoagulado com acenocumarol, com difícil alcance de alvo terapêutico. Observado em consulta, com switch para DOAC, que posteriormente, suspendeu por intolerância, permanecendo 2 dias sem terapêutica. Internado por tromboembolismo venoso profundo (TVP) à direita, com extensão até à bifurcação ilíaca, realizando terapêutica com enoxaparina e seguidamente com acenocumarol, tendo tido alta com INR de 2.5. Três dias após a alta, recorre ao serviço de urgência por dor abdominal e edema do membro inferior esquerdo (MIE), apresentando INR de 1.6 e em TC angiográfica, extenso trombo venoso local e pélvico ilíaco bilateral, distal ao filtro da VCI. Foi internado para vigilância e terapêutica com enoxaparina com switch posterior para hipocoagulante cumarínico e revisão de interações medicamentosas. No espaço de 2 semanas, volta a apresentar novo evento trombótico a nível do MIE, apesar de hipocoagulante em dose terapêutica, decidindo-se por hipocoagulação com enoxaparina desde então, sem novos eventos trombóticos e com hematócrito controlado sob flebotomias.

Discussão

A PV é uma doença rara, com uma incidência de 2,3/100.000 por ano, sendo em 20% dos casos, a trombose é o sintoma de apresentação da PV. A hipocoagulação e o seu adequado controlo, tornam-se fulcrais para redução de eventos trombóticos, bem como redução de eventos hemorrágicos, respetivamente, verificando-se um desafio, tal como foi apresentado neste caso clínico. Releva-se a importância do caso clínico pela exuberância de eventos trombóticos, bem como pelo difícil ajuste da terapêutica hipocoagulante.