23

24

25

26
 
TUBERCULOSE OSTEOARTICULAR GRAVE EM JOVEM IMUNOCOMPETENTE
Doenças infeciosas e parasitárias - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG201 - Resumo ID: 1437
Serviço de Doenças Infecciosas - Hospital Curry Cabral
Ana Gorgulho, Paula Gonçalves Costa, Alexandra Caeiro, Orlando Cardoso, Maria José Manata, Fernando Maltez
A tuberculose (TB) osteoarticular é responsável por 10 a 15% dos casos de TB extrapulmonar em doentes imunocompetentes. O mal de Pott é a designação para a osteomielite tuberculosa de localização vertebral, embora, a mesma possa, virtualmente, atingir qualquer osso. A osteomielite tuberculosa pode ser o resultado de disseminação linfo-hematogénea no contexto de TB primária ou de reactivação posterior de um foco de TB primária. Descrevemos um caso de tuberculose disseminada com importante componente extrapulmonar.
Jovem de 26 anos com diagnóstico de tuberculose pulmonar cavitada que inicia queixas de dorsalgia e parestesias dos membros inferiores. Imagens de Ressonância Magnética torácica que mostram:
Extenso mal de Pott, com espondilodiscite com epicentro em D4-D5 e grande destruição de D5, miosite dos músculos paravertebrais e volumosa lesão de partes moles, em contiguidade com o parênquima pulmonar.
Mesmo em doentes imunocompetentes há que suspeitar de formas graves de TB extrapulmonar, quando os sintomas e sinais clínicos são compatíveis. Na maioria das vezes, o diagnóstico e a terapêutica eficaz requerem uma abordagem multidisciplinar.