DOENÇA CARCINÓIDE VALVULAR
Doenças cardiovasculares - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG206 - Resumo ID: 1485
Unidade Local de Saúde do Nordeste, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
Maria Castro, Sara Borges, Pedro Carvalho, Márcia Souto, José Monteiro, Fernando Gonçalves,José Guimarães, Miguel Móz, Filipa Cordeiro, José Moreira
Introdução
Os tumores carcinóides são raros com incidência de aproximadamente 1/100 000, 90% dos casos têm origem nas células neuroendócrinas do tracto gastro-intestinal. Segregam substâncias vasoactivas que são inibidas a nível hepático. Quando a quantidade de substâncias vasoactivas produzida ultrapassa a capacidade de inactivação hepática surge a síndrome carcinóide . A doença carcinóide cardíaca atinge 50 a 70% dos doentes com este síndrome e resulta da deposição endocárdica de tecido nas estruturas valvulares direitas.
Caso Clínico
Homem de 65 anos, seguido na Consulta de Oncologia por Tumor Neuroendocrino (carcinóide do Intestino Delgado). Ao exame fisco apresentava queixas de cansaço, afrontamento, flushing e dispepsia pos-pandrial com vários meses de evolução. Em Tomografia Axial Computorizada toraco-abdomino-pélvica de avaliação de evolução da doença para além das alterações conhecidas previamente foi descrita a existência de cardiomegalia, a que se associava aumento da vascularização hilar bilateral.
O ecocardiograma transtorácico, revelou que a válvula tricúspide apresentava anel e aparelho subvalvular espessados, encurtados e retraídos, estando os folhetos fixos em posição semi-aberta durante todo o ciclo cardíaco, provocando regurgitação massiva e estenose significativa; as câmaras direitas encontravam-se dilatadas. Estas alterações são compatíveis com doença carcinóide cardíaca em fase avançada.
Discussão
Este caso demonstra a importância do ecocardiograma para o diagnóstico e follow-up da doença carcinóide cardíaca. As imagens ecocardiográficas revelaram o espessamento dos folhetos da válvula tricúspide, que permanecem na mesma posição durante todo o ciclo cardíaco, o que constitui uma particularidade desta doença. Tal como descrito na literatura, a valvulopatía predominante da doença carcinóide neste doente tratou-se da regurgitação tricúspide, descrita como massiva e associada a dilatação das cavidades direitas.