23

24

25

26
 
DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL IDIOPÁTICA - UM CASO DE CAQUEXIA EXTREMA
Doenças digestivas e pancreáticas - Caso Clínico
Congresso ID: CC027 - Resumo ID: 1500
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte E.P.E.
Sandra Rebelo, Tiago Marques, Jorge Frade, Gonçalo Ruas, Ana Tornada
A Doença Inflamatória Crónica Idiopática do Intestino (DICII) ou Colite Indeterminada caracteriza-se por uma apresentação comparável à Colite Ulcerosa (CU), embora com apresentação mais extensa e grave, frequentemente com manifestações extra-intestinais tal como na Doença de Crohn (DC). É a sobreposição de características clínicas, histológicas e serológicas quer de CU quer de DC, que caracteriza a DICII tornando-se este um diagnóstico de exclusão.

Reportamos o caso de um homem Cabo Verdiano de 55 anos, previamente saudável, internado por quadro de disfagia para sólidos, perda ponderal superior a 10% do índice de massa corporal (IMC), diarreia aquosa com hematoquézias, vómitos alimentares e aquosos e uma anorexia e astenia com instalação insidiosa em 6 meses. Na admissão apresentava caquexia extrema (IMC de 13,8 kg/m2), icterícia e desidratação profunda com hiponatremia hiposmolar grave 95mmol/L, lesão renal aguda, disfunção hepática e hipergamaglobulinemia. Verificou-se ter várias infecções oportunistas (candidíase esofágica, colite pseudomembranosa e colite a Cytomegalovirus) e tuberculose latente. Apresentou elevação da calprotectina fecal, anticorpo anti citoplasma do neutrófilo (PR3) e Anticorpo Anti-Saccharomyces cerevisiae (ASCA) positivos dificultando o diagnóstico diferencial da etiologia da pancolite documentada em Tomografia Computorizada e Entero-Ressonância Magnética. Os exames endoscópicos seriados confirmaram achados concordantes com as infecções mencionadas e achados macroscópicos e histopatológicos sugestivos quer de CU quer de DC, de difícil distinção face à ulceração da mucosa por sobreinfecção citomegalica. Em biopsias duodenais apresentou aspectos sugestivos de doença celíaca, com HLA DQA1 e DQB1 associados ao heterodímero DQ2, configuração trans DQ 7.5, apesar de não ter Anticorpos Anti-transglutaminase, anti-endomísio e anti-gliadina. Por critérios de exclusão definiu-se quadro sugestivo de Doença Inflamatória Crónica Idiopática do Intestino e Doença Celíaca like, pelo que foi instituída nutrição parentérica e para controlo da actividade inflamatória foi instituída messalazina e corticoterapia com ulterior switch para infliximab e azatioprina, com melhoria notável. Como manifestações extra-intestinais teve trombose da veia porta.

A ocorrência de pancolite e síndroma de mal absorção podem conduzir a elevada morbilidade e à ocorrência de doenças oportunistas, que dificultam o diagnóstico diferencial da etiologia da Doença Inflamatória do Intestino. O caso reportado ilustra uma associação rara entre Doença Inflamatória Crónica Idiopática do Intestino (DICII) e Doença Celíaca like, onde a instituição precoce de terapêutica imunossupressora/biológica foi dificultada pela presença de múltiplas infecções oportunistas.