23

24

25

26
 
UM FÉMUR RENOVADO
Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG208 - Resumo ID: 1506
Centro Hospitalar do Porto
Ana Oliveira, Raquel Faria
O excesso de peso e a obesidade atingem atualmente proporções epidémicas em todo o Mundo, estando associados a inúmeras complicações. Apesar da massa corporal elevada, a desnutrição é prevalente nestes doentes. A intervenção cirúrgica a solução mais apropriada em muitos destes casos, com agravamento adicional estes défices nutricionais. O défice de vitamina D é exemplo disto, e em doentes submetidos a cirurgia bariátrica está associado a complicações ósseas, incluindo osteoporose e osteomalacia.
Apresenta-se o caso de uma mulher de 36 anos, obesa mórbida, que colocou uma banda gástrica em 2007; com perda de 20kg no primeiro mês e 80kg nos primeiros seis meses após a cirurgia; esteve alectuada durante a maior parte deste tempo. No final de 2008, sofreu uma queda com fratura patológica do fémur, quando foi feito o diagnóstico de osteomalacia: vitamina D indoseável, PTH elevada e cálcio normal; excluiu-se hiperparatiroidismo primário e outras doenças ósseas metabólicas. A fratura foi submetida a tratamento cirúrgico, com necessidade de prótese de fémur por ausência de massa óssea (Imagem 1).
Inicialmente sob doses infraterapêuticas de vitamina D e cálcio por apresentar valores de cálcio elevadoscom reposta insatisfatória. Após introdução de doses elevadas de vitamina D, verificando-se osteossíntese periprótese, de tal modo que a reavaliação imagiológica, 10 anos após início da terapêutica, mostra um aumento claro da densidade da massa óssea em redor do material protésico (Imagem 2).
Os défices de micronutrientes são as complicações a longo prazo mais frequentes após a cirurgia bariátrica. O seu rastreio antes e após a cirurgia pode prevenir défices graves e complicações major associadas, estando recomendado por rotina; está recomendada a suplementação com cálcio e vitamina D de forma a manter o doseamento desta acima de 30mg/mL.