LESÃO ÓSSEA DA CLAVÍCULA COMO APRESENTAÇÃO DE UM ADENOCARCINOMA PULMONAR
Doenças oncológicas - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG212 - Resumo ID: 1530
CHTMAD - Hospital de Chaves
Rita Gamboa Cunha, Mariana Certal, Adelaide Moutinho, Ana Rafael, Sandra Tavares, Sofia Perdigão, Paula Vaz Marques
O cancro do pulmão é o mais comum a nível mundial sendo responsável por 20.6% da mortalidade oncológica na Europa. Um em cada 3 doentes apresenta metastização óssea, frequentemente não diagnosticada até causar dor ou complicações ósseas.
Os autores apresentam o caso de um homem de 70 anos, ex-fumador de 70 UMA, com antecedentes de hipertensão arterial, dislipidemia e cardiopatia isquémica. Recorreu ao serviço de urgência por dor no ombro direito associada ao movimento e limitação funcional com 2 meses de evolução e síndrome constitucional com perda de 12 kg em 3 meses. Objetivamente apresentava dor à mobilização ativa e passiva, com limitação da abdução, elevação e rotação interna, e testes de Jobe, Yergason e Lift off positivos. Analiticamente não apresentava alterações à exceção de uma velocidade de sedimentação de 57 mm/1ªh e desidrogenase láctica de 266 U/L. A radiografia do ombro mostrou uma lesão osteolítica exuberante no 1/3 externo da clavícula direita com luxação do ombro direito e uma lesão hipotransparente no lobo inferior do pulmão direito. A TAC evidenciou uma provável neoplasia pulmonar no lobo inferior direito com atelectasia e derrame pleural e ainda nódulo suspeito no lobo superior direito e lesão osteolítica no corpo vertebral de L5. A broncofibroscopia confirmou lesão de aspeto infiltrativo na parede posterior do tronco intermediário, hipervascularizada e friável. As biopsias brônquicas confirmaram o diagnóstico de adenocarcinoma compatível com primário pulmonar. A proposta terapêutica foi quimioterapia paliativa e radioterapia óssea.
O adenocarcinoma do pulmão com metástases ósseas à apresentação não é incomum. Neste caso há uma desproporcionalidade entre a clinica e a patologia, visto o doente referir apenas dor osteoarticular causada por uma lesão exuberante da clavícula secundária a um adenocarcinoma em estadio avançado, que culminou no óbito do doente 4 meses após o diagnóstico.