Ana Monteiro, Inês Ferreira, Iolanda Mendes, Inês Costa, Manuela Dias, Jorge Almeida
Introdução: Encefalopatia de Wernicke (EW) é uma síndrome neurológica que resulta do défice de tiamina. Está habitualmente associada a consumo crónico de álcool, podendo manifestar-se em doentes desnutridos ou imunodeprimidos. A tríade clínica clássica de apresentação é de encefalopatia, alterações da oculomotricidade e ataxia. A miocardiopatia de Takotsubo (MT) é uma disfunção cardíaca transitória, caracterizada por disfunção sistólica do ventrículo esquerdo (VE), que mimetiza uma síndrome coronária aguda. É provavelmente causada pela liberação de catecolaminas, desencadeado por fatores emocionais ou físicos de stress. A abstinência do álcool é um estado hiperadrenérgico, caracterizado por níveis elevados de catecolaminas plasmáticas. A apresentação simultânea de EW e MT, como no caso reportado, precipitados pela abstinência alcoólica, é rara.
Caso clínico: Mulher de 51 anos. Consumo de álcool de 80g/dia. Foi admitida por alucinações visuais, ataxia e trémulo generalizado. Tinha Suspenso o consumo etílico na semana prévia à admissão. Ao exame físico, estava emagrecida, com agitação psico-motora. Do estudo realizado foi documentada atrofia cortical generalizada na Tc cerebral; ondas Q na parede anterior, inversão da onda T na parede lateral e prolongamento do intervalo QT (620ms) no eletrocardiograma (sem alterações iónicas, ou história de fármacos); disfunção severa do VE e alterações segmentares de predomínio apical, no ecocardiograma transtorácico, associado a aumento da troponina I-hs de 76 ng/L e péptido natriurético cerebral (BNP) de 679 pg/mL. Foi colocada a hipótese de EW e MT. A doente foi medicada com Tiamina e Vitaminas do complexo B, com melhoria clínica gradual, resolução das alucinações e recuperação de marcha autónoma. Foi realizada RMN cerebral, sem alteração de sinal nos tálamos, mesencéfalo ou corpos mamilares e eletromiograma, compatível com o diagnóstico de polineuropatia. Durante o internamento, manteve-se assintomática do ponto de vista cardiovascular. O intervalo QT foi corrigido com suplemento de Magnésio e restituição alimentar. Foi realizada RMN cardíaca, que excluiu áreas de isquemia. Houve recuperação da função sistólica do VE e não foram documentadas alterações de contratilidade no exame de reavaliação, o que é compatível com o diagnóstico de MT.
Discussão: As alterações transitórias de contratilidade cardíaca, sobretudo de predomínio apical, são compatíveis com o diagnóstico de MT, na ausência de doença coronária. O evento precipitante tanto de MT como de EW (de rara apresentação em simultâneo) no caso reportado, foi a abstinência alcoólica. Os sintomas de abstinência de álcool ocorrem uma vez que o álcool é um depressor do sistema nervoso central (SNC), aumenta simultaneamente o tónus inibitório e inibe o tónus excitatório. A presença constante de etanol preserva este equilíbrio. A interrupção abrupta desmascara as respostas adaptativas ao uso crónico de etanol, resultando em hiperatividade do SNC.