23

24

25

26
 
POR TRÁS DA ANOREXIA
Doenças infeciosas e parasitárias - E-Poster
Congresso ID: P518 - Resumo ID: 1586
Serviço de Medicina Interna 1, Hospital de Faro, Centro Hospitalar Universitário do Algarve
Sérgio Pina, Mariana Figueiras, Teresa Salero, Sofia Amálio, António Moura
Introdução. No mundo ocidental, a enterobiose é uma forma de infecção helmíntica que afecta principalmente crianças entre os 5 e os 10 anos. A infecção por H pylori é possível em qualquer faixa etária, sendo mais prevalente em doentes com mais de 50 anos.
Caso Clínico. Mulher de 19 anos com antecedentes pessoais de diabetes mellitus tipo 1 com 12 anos de evolução e mau controlo metabólico, sem lesão de órgão alvo, anorexia nervosa e síndrome depressivo seguidos em consulta externa de Psiquiatria.Medicada com insulina basal/bólus, mirtazapina, diazepam e contracetivo oral.Recorreu múltiplas vezes ao serviço de urgência (SU) por náuseas, vómitos alimentares, dor abdominal difusa e perda ponderal de 13kg (21% peso corporal), com várias semanas de evolução, sempre interpretado no contexto da patologia psiquiátrica. Na última vinda ao SU foi pedida avaliação por Medicina Interna, com internamento para estudo etiológico. Ao exame físico apresentava IMC de 18kg/m2, pele e mucosas descoradas e desidratadas, anorexia e anedonia marcadas. Analiticamente com hemograma e ionograma sem alterações, albumina 4,1g/dL, PCR<3 mg/L,VS 8mm/h, electroforese das proteínas normal,Ac anti-nucleares e Ac anti-transglutaminase negativos.Durante o internamento apresentou vários episódios de vómitos incoercíveis resistentes à medicação anti-emética, obstipação só resolvida com clíster de limpeza e dor abdominal epigástrica, com irradiação para a região lombar sem factores de alívio ou agravamento. Tomografia computorizada abdominal com espessamento inespecífico de parte do cólon direito que se extendia a 8,5cm da válvula íleo-cecal. Marcha diagnóstica prosseguiu com endoscopia digestiva alta com mucosa do estômago hiperemiada. Biópsias do antro e corpo com H pylori positivo. Colonoscopia com parasitose exuberante de aspecto esbranquiçado filiforme, com cerca de 1,5mm, móveis, compatíveis com oxíuros após exame. Foi feito tratamento dirigido para ambas infecções com completa resolução da clínica e posterior ganho ponderal.
Discussão. Apesar de a diabetes (por possível neuropatia autonómica) ou a anorexia nervosa poderem justificar o quadro clínico, a persistência do estudo etiológico feito no melhor interesse da doente, permitiu encontrar duas causas facilmente curáveis e pouco comuns na faixa etária com solução da situação clínica.