Margarida Paixão Ferreira, Joana Lima, Vera Cesário, José Vaz
Doente do sexo feminino, 58 anos, com antecedentes de hipertensão arterial e patologia osteoarticular, que recorre ao serviço de urgência por queixas de dor abdominal difusa, mal-estar geral e episódio de vómito alimentar. Adicionalmente, apura-se história prévia de pirose e azia, com sensação de enfartamento pós-prandial e epigastralgia ocasional, relacionada com a ingestão de grandes quantidades de alimentos, bem como história de cansaço fácil para pequenos esforços, sem qualquer clínica de insuficiência cardíaca. Em avaliação inicial, solicitada radiografia de tórax que mostra a presença de hérnia do hiato gigante. Encaminhada para consulta na qual se apurou ecocardiograma normal e anemia microcítica..
Actualmente, achados compatíveis com hérnia do hiato a condicionar sintomatologia de refluxo gastro-esofágico, bem como possivelmente a causar agravamento gradual de queixas de cansaço e, concomitantemente a anemia, quer por pequenas lacerações com perdas, quer por componente de má absorção, e indirectamente contribuindo para o cansaço.
A imagem apresentada demonstra como um achado imagiológico inesperado poderá ser explicativo de toda a sintomatologia relatada.