23

24

25

26
 
GINECOMASTIA BILATERAL COMO APRESENTAÇÃO DE DOENÇA DE GRAVES
Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais - E-Poster
Congresso ID: P258 - Resumo ID: 1713
Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo – Hospital José Joaquim Fernandes
Margarida Paixão Ferreira, Joana Lima, Vera Cesário, José Vaz
Introdução: A doença de Graves é a forma mais comum de hipertiroidismo, sendo as suas manifestações diversas, dependendo da idade do doente e do tempo de evolução. A perda de peso, a fadiga ou as palpitações são os sintomas mais comuns. A ginecomastia, embora reconhecida como manifestação de tireotoxicose, é rara como primeira e principal manifestação.
Caso Clínico: Doente do sexo masculino, 45 anos, sem antecedentes pessoais de relevo e sem medicação habitual, com hábitos alcoólicos ocasionais (<10g/semana), referenciado a consulta de Medicina por ginecomastia unilateral dolorosa. Apuraram-se ainda os seguintes dados: perda ponderal 5% no último ano, bem como queixas de palpitações e relato de diplopia, sobretudo em situações de cansaço. Negou disfunção eréctil e diminuição da libido. Negou consumo de fármacos ou de drogas ilícitas. Ao exame objectivo destacava-se apenas ginecomastia assimétrica, diplopia horizontal no extremo esquerdo do olhar, sem outras alterações ao exame neurológico. Sem estigmas de doença hepática. Sem bócio visível e sem alterações à palpação da tiróide. Em termos de exames complementares: ecografia mamária com ginecomastia unilateral direita, mas posterior mamografia a relatar ginecomastia bilateral sem alterações estruturais. Analiticamente, hemograma, função renal e bioquímica hepática sem alterações, TSH diminuída (0,00uU/mL), T4 livre aumentada (3,82ng/dL) e T3 total aumentada (4,0ng/mL), prolactina normal, beta-estradiol elevado e testosterona no limite superior do normal. Assumido o diagnóstico de hipertiroidismo, pelo que iniciou terapêutica com Tiamazol. Foi solicitado restante estudo complementar: TRAbs positivos (5,26U/L) e ecografia tiroideia a relatar assimetria da glândula, com aumento do lobo direito, estrutura heterogénea, sem nódulos e sem hipervascularização, que confirmaram o diagnóstico de doença de Graves; RMN-CE com espessamento dos músculos rectos inferiores e interno à direita e do recto inferior à esquerda, com discreta proptose do globo ocular direito, justificativa da sintomatologia de diplopia. Sob terapêutica com Tiamazol, verificou-se uma normalização dos valores da função tiroideia, e consequentemente uma regressão gradual da ginecomastia.
Discussão: A patogénese da ginecomastia no hipertiroidismo mantém-se pouco esclarecida, mas parece estar relacionada com uma alteração no ratio de hormonas sexuais com aumento relativo dos estrogénios, devido principalmente ao aumento de globulina transportadora de hormonas sexuais (que tem maior afinidade para a testosterona, causando este desequilíbrio), mas também ao aumento da aromatização periférica de androgénios, aumento da secreção de estrogénios ou aumento da LH. Este caso destaca uma apresentação de hipertiroidismo pouco comum na prática clínica, relembrando a necessidade de descartar alteração da função tiroideia perante uma ginecomastia, principalmente sem causa facilmente identificável.