23

24

25

26
 
UM CASO INVULGAR DE TUBERCULOSE DISSIMINADA
Doenças infeciosas e parasitárias - E-Poster
Congresso ID: P421 - Resumo ID: 1728
Hospital da Senhora da Oliveira-Guimarães
Cunha, Marta; Formigo, Mariana; Freitas, Sara; Alves, Glória; Cotter, Jorge;
Sexo masculino, 43 anos de idade, com antecedentes de etilismo pesado, admitido no Serviço de Urgência na sequência de acidente de mota com politraumatismo. À admissão Glasgow 15, hemodinamicamente estável, SpO2 92% (21%), temperatura axilar 37.8ºC. Aspeto emagrecido com amiotrofia marcada, ACP sem alterações. Analiticamente de relevo destacava-se Hb 13.6 g/dl; leucocitose com neutrofilia, PCR 120 u/L (N<3,9); NA+ 125 meq/L; RX de tórax com padrão miliar e infiltrado na base direita. Ficou internado aos cuidados da Medicina Interna por suspeita de Tuberculose Pulmonar tendo sido medicado empiricamente com ceftriaxone e azitromicina. Apresentou pesquisa de PCR de Bacilo de Koch na expetoração positiva nas primeiras 12h de internamento tendo iniciado antibacilares. Nas primeiras 24h o doente evoluiu com alteração do estado de consciência, discurso delirante alternado com prostração tendo realizado TAC CE que descartou patologia cerebral aguda. Realizou Punção lombar com evidência de pleocitose, proteinorraquia, hipoglicorráquia com ADA elevada, com positividade na pesquisa de PCR de BK no LCR , o que comprovou diagnóstico de meningite bacilar e associada dexametasona.
Ao 7º dia de internamento detetada tumefação testicular esquerda de consistência dura, indolor com cerca de 5x3 mm. Realizada ecografia escrotal com documentação de orquiepididimite em provável contexto de infeção tuberculosa. Proposto para biópsia testicular com drenagem de tecido ependimário cujo resultado histológico revelou a “presença de granulomas caseosos com necrose central cuja pesquisa de BK foi positiva” permitindo confirmar o envolvimento testicular.
De referir que o doente cumpriu 12 meses de terapêutica antibacilar sem complicações, com melhoria do seu estado geral. Este é um caso clinico de Tuberculose Disseminada que prima pela raridade não só enquanto diagnóstico como também pelos órgãos afetos.