23

24

25

26
 
LESÕES CUTÂNEAS E CARCINOMA INVASIVO DA MAMA – A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO
Doenças oncológicas - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG243 - Resumo ID: 1746
Centro Hospitalar Lisboa Ocidental
Diana Pessoa, Carolina Capucho Pereira, Fátima Rocha Alves, Susana Ramos Jesus, Ana Leitão, Cândida Fonseca, Luís Campos
Introdução: A neoplasia da mama estadio IV comporta um elevado risco de mortalidade e morbilidade, sendo que metastiza mais frequentemente para o osso, pulmão, pleura e fígado. Apresentamos um caso clínico que implicou diagnóstico diferencial com doença linfoproliferativa, dado a apresentação atípica e exuberante com metastização cutânea e medular extensa, onde se procura realçar a importância da marcha diagnóstica no estudo oncológico.
Trata-se de uma mulher com 84 anos, com história de dislipidémia e osteoartroses. Recorreu ao Serviço de Urgência por astenia, anorexia e alterações cutâneas exuberantes na mama esquerda com extensão ao dorso, com 5 meses de evolução. Apresentava lesões cutâneas eritematovioláceas confluentes ao nível da mama esquerda e regiões clavicular, subescapular e retroauricular direitas, com extensão ao dorso; e também adenopatias de consistência dura e aderentes aos planos profundos, nas regiões axilares, supraclavicular, cervical e submentoniana. Analiticamente com anemia macrocítica (hemoglobina 10.5g/dL), leucocitose 24400/L, eosinofilia 7650/L, trombocitopenia 96000/L, padrão de citólise hepática e colestase, e ainda hipercalcémia 12mg/dL. Biópsia cutânea compatível com metástase de origem mamária. Resultados também compatíveis com metástase de carcinoma da mama no mielograma, biópsia óssea e biópsia de gânglio axilar. Hipótese confirmada pela biópsia mamária - carcinoma invasivo, moderadamente a pouco diferenciado, com padrão sólido e comedonecrose. Evidência de metastização hepática na tomografia computorizada. Discutiu-se o caso de neoplasia da mama com metastização hepática, medular, cutânea e ganglionar com Oncologia, não tendo indicação para tratamento. Evolução desfavorável, acabando a doente por falecer.