23

24

25

26
 
QUANDO O PROBLEMA SE APRESENTA EM ANDARES DISTINTOS
Doenças oncológicas - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG247 - Resumo ID: 1777
Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Hospital de Faro
Hugo Costa, Teresa Silva, Adriana Quitério, Ana Baptista
Introdução: Homem, 77 anos, previamente autónomo nas actividades da vida diária, antecedentes pessoais de prostatectomia por provável hiperplasia benigna prostática, é trazido ao serviço de urgência 2 semanas após intervenção cirúrgica descrita por confusão, fala arrastada e diminuição da força muscular no hemicorpo esquerdo. Ao exame objectivo confirmada desorientação temporo-espacial, disartria e hemiparésia esquerda de predomínio braquial. Realizou tomografia computorizada crânio-encefálica (TC-CE) que revelou 2 lesões ocupantes de espaços - frontoparietal (supratentorial) e cerebelosa (infratentorial) direitas- moldando significativamente o ventrículo lateral ipsilateral e possivelmente infiltrando o corpo caloso, com relato de imagem sugestiva de metastização.
Doente internado para estudo de neoplasia primária. Marcha diagnóstica revelou histologia de peça prostática sugestiva de benignidade, bem como estudo analítico, imagiológico e endoscópico sem alterações suspeitas de lesões primárias ou depósitos secundários. Ressonância magnética nuclear crânio-encefálica demonstrou lesão cerebelosa com cerca de 41 mm x 43mm e lesão frontoparietal 60mm x 36 mm, ambas descritas como sugestivas de lesões de natureza secundária, corroborando relatório de TC-CE. Por estudo negativo, procedeu-se a biópsia guiada por neuronavegação, com histologia sugestiva de glioblastoma IDH wildtype (grau IV, OMS).
Durante internamento, doente com agravamento progressivo e rápido do estado geral, sendo que à data do diagnóstico (glioblastoma multiforme multifocal) foi avaliado por neurocirurgia e oncologia com indicação para cuidados paliativos.
Apresentação pouco comum de glioblastoma (lesões múltiplas em andares diferentes relativamente a tentório do cerebelo, como apresentado na imagem) levou a interpretação errónea e atraso diagnóstico, o que condicionou tratamento (apesar do mau prognóstico).