Ana Gonçalves, Carlos Ramalheira, Sara Almeida, Rudi Fernandes, Rita Dutschmann, João Machado
O síndrome de Budd-Chiari define-se pela presença de obstrução à drenagem das veias hepáticas, podendo ser agudo ou sub-agudo.
Os autores descrevem um caso de um doente de 71 anos, sexo masculino, admitido por quadro de ascite volumosa, dor no hipocondrio direito e fadiga, com várias semanas de evolução.
À admissão encontrava-se vigil e orientado, com tensão arterial:135/70mmHg, frequência cardíaca: 80bpm, auscultavam-se discretos fervores bi-basais e sopro sistólico grau II/IV em todo o précordio. O abdómen estava distendido e com dor à palpação no hipocondrio direito. Edemas dos membros inferiores. Analiticamente destacavam-se alterações das provas hepáticas, com padrão de citocolestase.
O ecodoppler abdominal complementado com ressonância magnética adbominal, revelou a presença de trombose da veia supra hepática e veia cava inferior com extensão até à aurícula direita, traduzindo um caso de síndrome de Budd-Chiari.
Após investigação, verificou-se que a sua existência, estaria relacionado com um colangiocarcinoma intrahepático, entretanto diagnósticado por biópsia.
A imagem do ecocardiograma apresentado, confirma a presença de um trombo de 5x4x3cm de dimensões, na aurícula direita