Isabel Freitas, Tatiana Salazar, Ana Lima Silva,Pedro Rodrigues, Ana Luísa Cruz, Augusto Duarte
Introdução:
As alterações do estado de consciência constituem uma das principais emergências neurológicas. É fundamental reconhecer essas situações e identificar as principais causas (tóxicas, neurogénicas, metabólicas ou traumáticas), para assegurar uma correta avaliação clínica, investigação e orientação.
Caso Clínico
Relata-se um caso de um homem de 71 anos, previamente autónomo, admitido no serviço de urgência (SU) por episódio de sincope. Na avaliação neurológica sem abertura ocular espontânea, anisocoria E
Conclusão/ Discussão
A artéria de Percheron corresponde a uma variante anatómica rara do território paramediano onde uma única artéria tálamo-perfurante irriga bilateralmente o tálamo médio contribuíndo para a irrigação do cerebelo. A sua oclusão resulta em enfarte talâmico bilateral com ou sem envolvimento mesencefálico. A clínica é variável e dependente da extensão do enfarte podendo variar entre a tríade de alteração do estado de consciência, nistagmos vertical e alteração da memória até distúrbios da oculomotricidade, hemiplegia e ataxia cerebelar.
Este caso pretende destacar a necessidade de reconhecer os sintomas de AVC talâmico bilateral cuja apresentação é heterogénea e acompanhada de oscilação do estado de vigila. A ausência de alterações no TC-CE e angio-TC-CE, torna o diagnóstico um desafio, implicando um alto grau de suspeição. A reabilitação destes doentes é um investimento fulcral na sua recuperação.