23

24

25

26
 
UM CASO DE DOR ABDOMINAL
Urgência / Cuidados Intermédios e Doente Crítico - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG024 - Resumo ID: 185
Unidade Local de Saúde do Alto Minho – Hospital de Santa Luzia, Viana do Castelo
Miguel Reis Costa, Marta Moreira, Pedro Pinto, Rosana Maia, Duarte Silva, Irene Miranda, Carmélia Rodrigues, Diana Guerra
A dor abdominal é um sintoma comum no universo médico e representa um espetro de diversas patologias que oscilam entre entidades benignas e emergências cirúrgicas, constituindo um desafio diagnóstico.
Homem de 56 anos, com antecedentes de consumo nocivo de álcool e tabagismo, recorre ao serviço de urgência por dor e distensão abdominal com 1 semana de evolução, associadas a náuseas, vómitos, anorexia e dispneia em repouso. Ao exame físico: polipneico, com tiragem supraclavicular, tempo de preenchimento capilar >2segundos, hipotenso, taquicárdico, ictérico e abdómen distendido, timpanizado, com macicez variável dos flancos, difusamente doloroso à palpação, com defesa. Analiticamente com hiperlactacidemia, parâmetros inflamatórios aumentados, hiperbilirrubinemia à custa da directa e hipoalbuminemia. Na radiografia abdominal em pé (A) com exuberante pneumoperitoneu delimitando baço e região superior do fígado, confirmado também em radiografia abdominal tangencial (B). Submetido a laparotomia exploradora que evidenciou neoplasia do sigmoide oclusiva e perfurada, com peritonite fecaloide difusa associada a isquemia mesentérica irreversível, atingindo todo o intestino. Dado a inviabilidade optou-se por encerramento e medidas de conforto, vindo a falecer.
O caso é apresentado pela exuberância do pneumoperitoneu, mas também para relembrar, que junto com história clinica e exame físico adequados, a radiografia abdominal tem um papel decisivo nestas situações emergentes, como exame simples, acessível e não invasivo.