23

24

25

26
 
DERRAME PERICÁRDICO MACIÇO COMO FORMA DE APRESENTAÇÃO DE HIPOTIROIDISMO
Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais - E-Poster
Congresso ID: P275 - Resumo ID: 1896
Centro hospitalar Universitário Lisboa Norte, Hospital de Santa Maria
João Freitas, Francisco Cunha, Ernestina Mota, Patrícia Howell Monteiro, Lourdes Alvoeiro
Introdução: O hipotiroidismo é uma doença endócrina comum com envolvimento multiorgânico, incluindo do sistema cardiovascular. O derrame pericárdico (DP) é uma das manifestações cardíacas comuns, mas fruto de uma instalação insidiosa o DP maciço é raro, principalmente como manifestação inicial da doença. Relata-se um caso raro de DP maciço com evolução para tamponamento cardíaco (TC) como forma de apresentação de hipotiroidismo.
Caso clínico: Homem de 78 anos, antecedentes de fibrilhação auricular paroxística, sob terapêutica com amiodarona, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, doença renal crónica estádio 3 e anemia de etiologia não especificada. Recorre ao serviço de urgência por quadro de dispneia, ortopneia e toracalgia anterior com irradiação a ambos os ombros. Semiologicamente a destacar ingurgitamento jugular, marcada hipofonese dos tons cardíacos e fervores crepitantes bibasais na auscultação pulmonar. Radiografia torácica com importante aumento do índice cardio-torácico. Electrocardiograma com complexos de baixa voltagem. Ecocardiograma transtorácico (EET) com derrame pericárdico moderado/grave predominantemente posterior (~2cm), sem compromisso hemodinâmico. Estudo etiológico do DP a revelar: hipotiroidismo grave (TSH 49,7 uU/mL e FT4. 0,46ng/dL, anticorpos antitiroideus negativos); estudo da autoimunidade negativo (c-ANCA, p-ANCA, Factor Reumatoide , Anti-DS-DNA, Ac. Antinucleares). Tomografia computorizada toraco-abdomino-pélvica a demonstrar volumoso derrame pericárdico circunferencial com espessura máxima posterior de 32 mm, derrame pleural direito e ausência de adenomegalias ou lesões suspeitas. Endoscopia digestiva alta com gastrite antral e colonoscopia total sem alterações significativas excepto pequena angiodisplasia do cólon transverso. Agravamento sintomático da ortopneia e toracalgia, com repetição de EET, que mostrou DP grave com 28mm anterior e 38mm posterior por via sub-xifoideia, com colapso da aurícula direita e swinging heart. Realizada pericardiocentese evacuadora com saída de 480mL de líquido citrino, tendo drenado no total 1690 mL, com características de exsudado, adenosina desaminase normal, exames microbiológicos negativos, citologia negativa para células neoplásicas. Admitido o diagnóstico de DP maciço/TC no contexto de hipotiroidismo grave não medicado, provavelmente secundário a terapêutica com amiodarona. Sob terapêutica de suplementação com levotiroxina normalização da função tiroideia e ausência recidiva do DP (14 meses de follow-up).
Conclusão: O DP maciço/TC no hipotiroidismo encontra-se geralmente associado a estados de mixedema. Como manifestação isolada do hipotiroidismo constitui uma forma rara de apresentação da doença, com poucos casos descritos, a grande maioria em crianças e em países com difícil acesso aos cuidados de saúde. Com este caso pretendemos alertar os clínicos para esta forma grave e pouco frequente de apresentação de hipotiroidismo.