23

24

25

26
 
HIPERTENSÃO ARTERIAL E ANEMIA: HAVERÁ RELAÇÃO?
Doenças hematológicas - Poster com Apresentação
Congresso ID: PO027 - Resumo ID: 1920
Hospital Espirito Santo de Évora
Inês Santos, Susana Escária, Sandra Lucas, Ireneia Lino, Francisco Azevedo
INTRODUÇÃO: A anemia é um preditor independente de mortalidade em condições pró-ateroscleróticas com comprometimento da função endotelial, como diabetes e doença renal crónica. No entanto, a prevalência de anemia na hipertensão, uma condição caracterizada por disfunção endotelial, não é clara. Segundo a literatura, a hipertensão arterial é responsável por lesão endotelial, promove a produção de citocinas pró inflamatórias levando a supressão da eritropoiese, bem como a resistência a eritropoietina e consequentemente, ao aparecimento de anemia.
OBJECTIVO: Demonstrar se existe relação entre a hipertensão arterial e a anemia nos doentes internados
MATERIAL E METODOS: Estudo retrospectivo em que foram seleccionados cerca de 654 doentes com internamento no serviço de Medicina internam, nos anos de 2016 e 2017. Foi utilizado o programa Speed Statistics (SPSS). Foi avaliada a distribuição e realizado teste t independente e calculado o p-value.
RESULTADOS: Foram seleccionados 654 doentes internados no serviço de Medicina interna. A variável idade não tem distribuição normal, desta forma a mediana é de 79 anos com uma amplitude interquartil de 19, com um mínimo de 19 anos e um máximo de 100 anos. Cerca de 51,2% (n=335) dos doentes são do sexo masculino e 48,8% (n=319) são do sexo feminino.
Do total de doentes internados, cerca de 25,8% (n=169) não tinham hipertensão, sendo que 74,2% (n=485) dos doentes tinham hipertensão arterial.
Verificou-se ainda que dos doentes com hipertensão (n=485), a grande maioria, cerca de 67,2% (n=326) tinham anemia e apenas 32,8% (n=159) não tinham.
Desta forma, verificou-se que existe uma diferença significativamente estatística entre os doentes com hipertensão sem anemia e os doentes com hipertensão e com anemia (p<0.05).
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que poderá existir relação entre os doentes com hipertensão arterial e anemia. É importante ter em conta que a média de idades dos doentes incluídos no estudo é de 79 anos e poderão ter outras patologias a contribuir para o aparecimento de anemia.
Apesar disso, sabe-se que a anemia é um factor com influência negativa noutras patologias, pelo que este resultado terá sempre importância.
Seria importante a realização de mais estudos para comparação de resultados futuros.