23

24

25

26
 
HEMORRAGIA ALVEOLAR DIFUSA: UMA APRESENTAÇÃO ATÍPICA DE MIELOMA MÚLTIPLO
Doenças oncológicas - Poster com Apresentação
Congresso ID: PO067 - Resumo ID: 1939
Hospital de Braga
Raquel Fontes, Daniela Dantas Rodrigues, Emanuel Costa, Margarida Robalo, Joana Sotto Mayor, André Santa Cruz, Sofia Esperança, Carlos Capela
INTRODUÇÃO: O mieloma múltiplo é uma doença caracterizada pela proliferação neoplásica de plasmócitos na medula óssea, com uma apresentação clínica variável. Derrame pleural e envolvimento pulmonar difuso são considerados sinais muito raros.

CASO CLÍNICO: Sexo feminino, 70 anos de idade.Autónoma.Antecedentes de hipertensão arterial, fibrilhação auricular hipocoagulada, diabetes mellitus, dislipidemia e patologia osteoarticular. Recorreu ao SU dispneia para pequenos esforços e acessos de tosse, tendo sido medicada com levofloxacina para infecção respiratória. Nessa altura verificava-se aumento dos parâmetros inflamatórios, hemoglobina de 9,1 g/dl e creatinina de 1,4 mg/dl. Por manter queixas de dispneia, com dificuldade na realização de actividades de vida diária e sintomas constitucionais progressivos (astenia, adinamia e anorexia), recorreu novamente ao SU, 15 dias após.Negava febre,hipersudorese, perda de peso ou alterações urinárias.O exame físico era normal.Analiticamente, destacava-se hemoglobina 8,7 g/dl e creatinina 3,0 mg/dl, exame sumário de urina com leucoeritrocitúria e ecografia renal normal.O radiograma de tórax mostrou discreto reforço hilar bilateral. Gasimetricamente com hipoxemia ligeira, sem causa aparente. A doente ficou internada no Serviço de Medicina Interna por anemia normocítica/normocrómica, lesão renal aguda e insuficiência respiratória de novo. No primeiro dia de internamento, apresentou episódio de dispneia súbita, com baixa saturação periférica de oxigénio e crepitações bilaterais, interpretado como edema agudo do pulmão, mas sem resposta à terapêutica habitual. As análises revelavam novo agravamento da anemia e da função renal, com procalcitonina e marcadores de necrose miocárdica normais. Foi então colocada a suspeita clínica de hemorragia alveolar difusa, confirmada por TC do tórax. Perante a suspeita de síndrome pulmão-rim, a doente iniciou bólus de metilprednisolona e foi transferida para a unidade de cuidados intermédios, inicialmente com necessidade de VNI.Realizou broncofibroscopia, com lavado broncoalveolar com intensa pigmentação hemossidérica, Perls fortemente positivo.No estudo analítico complementar destacava-se hipercalcemia, VS aumentada, ANCAs, ANAs, anti-DNAds e antiMBG negativos, IgG aumentada, pico gama monoclonal na electroforese das proteínas do soro, imunoelectroforese com pico monoclonal IgG/lambda. Os radiogramas do esqueleto revelaram múltiplas lesões ósseas líticas da calote craniana. Realizou biópsia da medula óssea e mielograma que confirmaram o diagnóstico de mieloma múltiplo IgG/lambda.A doente iniciou tratamento com lenalidomida, bortezomib e isatuximab.Actualmente com bom estado geral, sem queixas relacionadas com a doença ou o tratamento.

DISCUSSÃO: Apresentamos este caso pela sua apresentação absolutamente atípica. Na revisão da literatura é possível encontrar apenas três casos em todo o mundo em que se reporta hemorragia alveolar como forma de apresentação de mieloma múltiplo.