23

24

25

26
 
TUBERCULOSE PLEURAL MASCARADA DE LESÃO NEOFORMATIVA
Doenças infeciosas e parasitárias - E-Poster
Congresso ID: P458 - Resumo ID: 1972
Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental - Hospital Egas Moniz
Dora Lameiras Xete, Andrea Castanheira, Manuela Zita Veiga, Isabel Madruga
Introdução
A tuberculose (TB) é uma importante causa de morbi-mortalidade, afectando 1/4 da população mundial. Em Portugal foram registados 18 novos casos/100 mil habitantes em 2016. A TB pode apresentar-se de diversas formas, a tuberculose pleural é uma manifestação de TB extrapulmonar frequente.
Caso clínico: Mulher de 87 anos, parcialmente dependente, com antecedentes de hipertensão arterial, insuficiência tricúspide grave e internamento prévio por derrame pleural à direita de etiologia desconhecida (estudo inconclusivo). Recorre ao serviço de urgência por quadro de tosse, febre, mal-estar geral e dispneia. Ao exame objectivo a destacar murmúrio vesicular abolido à esquerda. Realizou Radiografia de tórax que revelou derrame pleural à esquerda e TC-tórax que descreve derrame pleural bilateral, preenchimento do brônquio esquerdo por densidade de partes moles em provável relação com corpo estranho, não se podendo excluir processo neoformativo. Foi internada para estudo. A Broncofibroscopia foi inconclusiva. Foi submetida a duas toracocenteses, o líquido pleural (LP) foi classificado como exsudativo; os estudos citológicos não revelaram células neoplásicas e os bacteriológicos foram negativos, nomeadamente para BAAR. Efetuada biópsia pleural que revelou um processo inflamatório crónico com granulomas, necrose focal, bacilo-álcool-ácido-resistente (BAAR) positivo, compatível com pleurite crónica granulomatosa - tuberculose pleural.
Discussão: O diagnóstico diferencial de derrame pleural é extenso e particularmente complexo. A tuberculose pleural é a segunda forma mais comum de TB extrapulmonar e uma causa frequente de derrame pleural em regiões em que a prevalência de TB é elevada devendo ser considerada perante um derrame pleural extenso. A pesquisa de BAAR no LP tem pouca utilidade, uma vez que os exames culturais apresentam baixo rendimento. A biópsia pleural, em conjunto com a pesquisa de BAAR na amostra, aumentam a probabilidade de diagnóstico de TB pleural.