23

24

25

26
 
DEMÊNCIA RAPIDAMENTE PROGRESSIVA COMO FORMA DE APRESENTAÇÃO DE HIPERPARATIROIDISMO PRIMÁRIO
Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais - E-Poster
Congresso ID: P276 - Resumo ID: 1977
Hospital Pedro Hispano - Unidade Local de Saúde de Matosinhos
Marília Santos Silva, Paulo Carvalho Ferreira, Cristina Rodrigues
Introdução: A ocorrência de sintomas neuropsiquiátricos de instalação rápida e progressiva requer investigação expedita no sentido de excluir causas reversíveis de demência, com progressão potencialmente fatal.
Descrição do caso: Apresenta-se o caso de uma doente de 80 anos, encaminhada ao Serviço de Urgência (SU) por prostração e confusão de agravamento progressivo, com evolução para dependência total de terceiros ao longo do mês anterior, com recusa alimentar. No início do quadro com episódio de alteração da linguagem a justificar avaliação médica - assumidos os sintomas no contexto de insuficiência respiratória por progressão de doença pulmonar crónica restritiva e síndrome da apneia obstrutiva do sono já conhecidos, após exclusão de lesão do sistema nervoso central de novo (com lesões lacunares sequelares, incluindo lesão talâmica esquerda). Iniciou oxigenoterapia de longa duração nessa altura, sem outras alterações terapêuticas recentes ou uso de produtos de hervanária.
Na admissão no SU objetivada hipercalcémia severa, tendo iniciado fluidoterapia e diuréticos. Considerando a hipótese de hipercalcémia maligna realizou tomografia computorizada toracoabdominopélvica que revela a presença de massa pancreática. Decidida terapêutica com ácido zolendrónico, tendo apresentado resolução da hipercalcémia com resposta clínica completa ao longo dos dias seguintes.
Do restante estudo realizado a destacar: elevação da hormona paratiroideia com défice de vitamina D; excluída hipercalcémia hipocalciurica familiar; ecografia cervical com bócio multinodular, sem outras alterações; cintigrafia das paratiroides sem captações anómalas.
Discutido o caso em conjunto com Endocrinologia considerando-se a massa pancreática como provável incidentaloma benigno, em doente com hiperparatiroidismo primário.
Foi submetida a paratiroidectomia de todas menos uma das glândulas paratiroides, com identificação de adenomas em duas das mesmas. Desde então com hipocalcémia controlada com suplementação de cálcio, sem recorrência de sintomas ao final de um ano.
Discussão: Este caso relembra-nos da possibilidade de apresentação do hiperparatiroidismo sob a forma de demência rapidamente progressiva pelos efeitos da hipercalcémia no sistema nervoso central. Se por vezes a existência de sintomas neuropsiquiátricos inespecíficos pode constituir dúvida quanto à indicação para cirurgia de doentes com hiperparatiroidismo primário ligeiro, na presença hipercalcémia severa, ainda para mais com sintomas associados, a cirurgia é mandatória.