André Santos, Lénia Porto, Dora Gomes, Giovana Ennis, Carolina Ferreira, Joana LEmos, António Correia
Adenocarcinoma pulmonar em Radiografia (Rx) de Tórax e Tomografia Computorizada (TC) relativos a homem de 58 anos, fumador (58 UMA), que recorreu ao serviço de urgência por quadro de tosse e toracalgia localizada à região superior do hemitórax esquerdo com 1 semana de evolução.
No Rx de tórax podemos ver a existência de uma opacidade em semicírculo no 1/3 superior do campo pulmonar esquerdo, periférica, que levantou a suspeita de massa sólida vs. derrame pleural loculado. O estudo por TC mostrou tratar-se de uma volumosa massa (93x52mm de maiores eixos) centrada no LSE, compatível com adenocarcinoma pulmonar no estudo anatomopatológico.
As neoplasias pulmonares são frequentemente insidiosas, não produzindo habitualmente sintomas até que a doença se encontre em estádios avançados. Os sintomas habituais dependem da localização do tumor, sendo a tosse, hemoptise, obstrução brônquica, dor torácica e dispneia os sintomas iniciais mais frequentes. Apesar destas características, a imagem apresentada não deixa de ser surpreendente dada a exuberância da massa detectada face ao tempo de evolução dos sintomas, bem como a sua localização periférica com envolvimento pleural, característica que se encontra associada à ocorrência de toracalgia. .