ERITEMA MULTIFORME UM CASO DE DOENÇA INFECCIOSA? OU NÃO
Doenças infeciosas e parasitárias - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG035 - Resumo ID: 252
Inna Kozyar, Inês Figueiredo, Cristina Duarte, Francisco Silva, Nataliya Polishchuk, Luísa Fontes, Susana Livramento, Teresa Cruz
O eritema multiforme (EM) é uma dermatose imuno-mediada, caraterizada pelo aparecimento de lesões em alvo na pele. É na maioria dos casos secundário a infeções, sendo o vírus herpes simplex o mais comumente envolvido. Apresenta um grande espetro de apresentação, sendo o EM major caracterizado pelo envolvimento de mucosas. É geralmente auto-limitado, resolvendo em semanas sem sequelas significativas.
Os autores apresentam o caso de uma mulher de 22 anos admitida por exantema máculo-papular pruriginoso, inicialmente apenas nos labios, mas que foi evoluindo progressivamente para os membros e regiões palmo-plantares. Concomitantemente referia febre e odinofagia. Medicada com paracetamol, kestine e hidroxizina sem alívio sintomático. Ao exame objetivo destacava-se enantema labial, algumas lesões em alvo, pápulas e máculo-papulas eritematosas confluentes nos membros. Analiticamente com discreto aumento dos parâmetros inflamatórios. Fez-se o diagnóstico de eritema multiforme (EM), provavelmente secundário a foco infecioso. Iniciou hidroxizina, metilprednisolona, aplicação tópica de betametasona com melhoria franca do quadro clinico. As Serologias virais realizados foram negativos.