Arsénio Barbosa, Joana Magalhães, Isabel Camões, Jorge Almeida
Introdução: As manifestações clínicas de hipertiroidismo são independentes da sua etiologia, sendo que a doença de Graves é a causa mais frequente. Caracteriza-se, sobretudo, por oftalmopatia e dermopatia, e o seu diagnóstico é feito pela presença de anticorpos anti-receptor da hormona estimulante da tiroide (TRAb).
Caso clínico: Apresenta-se o caso clínico de uma mulher de 60 anos, com história relevante de hipertensão arterial com hipertrofia ventricular esquerda, microalbuminúria e doença cerebrovascular caracterizada por múltiplos enfartes lacunares antigos. Recorreu ao serviço de urgência por quadro de anorexia, emagrecimento involuntário (20% do peso corporal), dor abdominal epigástrica, vómitos, dejeções diarreicas e insónias com 1 mês de evolução. À admissão, apresentava-se ansiosa, com tremor em repouso, verborreica, normotensa e normocárdica, febril (38ºC), ausência de sons respiratórios à direita, cuja radiografia de tórax revelou derrame pleural, palpação abdominal indolor e edema bilateral dos membros inferiores, tendo sido internada para estudo de quadro constitucional e derrame pleural. Do estudo inicial, documentada anemia normocrómica normocítica, sem défices vitamínicos ou ferropenia, sem elevação dos parâmetros inflamatórios com VS baixa, painel hepático sem alterações e BNP de 800 pg/mL com ecocardiograma com função conservada. Para estudo do derrame pleural, foi realizada toracocentese diagnóstica que revelou um transudado pelos critérios de Light, com bacteriológico e citologia para células malignas negativas. No internamento, foi-se mantendo com perfil tensional tendencialmente hipertensivo, taquicárdica, febre diária (38ºC) sem perfil circadiano e 4-6 dejeções diarreicas aquosas, sem sangue, muco ou pús. Do estudo das fezes, ausência de eosinófilos, bacteriológico e parasitológico negativos e colonoscopia normal. Do estudo da função tiroideia, documentado hipertiroidismo com TSH 0,001 UI/mL e T4 3,36 pg/mL com ecografia da tiróide de dimensões normais, estrutura heterogéna e de aspeto pseudonodular sugestivo de tiroidite e TRAbs positivos (21,6 U/L) e anticorpos anti-tireoglobulina e anti-peroxidase negativos. Iniciou metimazol e bloqueador-beta com normalização do perfil tensional, resolução da taquicardia, febre, derrame pleural, diarreia e do quadro de irritabilidade fácil. Foi excluída causa paraneoplásica em TAC cervico-toraco-abdomino-pélvico.
Teve alta para consulta de Medicina Interna e Endocrinologia com o diagnóstico de Doença de Graves.
Discussão: Este caso pretende salientar o desafio diagnóstico e colocação de vários diagnósticos diferenciais numa doente com Doença de Graves que não apresentava as suas manifestações clínicas clássicas como a oftalmopatia e dermopatia.