23

24

25

26
 
METASTIZAÇÃO HEPÁTICA DIFUSA
Doenças oncológicas - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG037 - Resumo ID: 265
Centro Hospitalar São João
Arsénio Barbosa, Miguel Relvas, Catarina Ferreira, Sara Araújo, António Vieira-Lopes, Jorge Almeida
Introdução: Apresenta-se o caso clínico de um homem de 69 anos, com história relevante de adenocarcinoma da próstata submetido a prostatectomia radical um ano prévio à admissão, seguido em consulta de Oncologia e ex-fumador desde há 5 anos com 48 unidades maço-ano de carga tabágica. Recorreu ao serviço de urgência por quadro de astenia e cansaço progressivos com um mês de evolução, associada a dor abdominal contínua localizada no quadrante superior direito do abdómen. À admissão, encontrava-se hemodinamicamente estável, corado, hidratado, anictérico e acianótico, com fígado palpável 4cm abaixo da grade costal. Foi realizada ecografia abdominal que mostrou múltiplas lesões hepáticas sugestivas de lesões secundarias, tendo sido internado no Serviço de Medicina Interna para estudo.
Para estudo etiológico de lesão primária, foi realizado TAC cervico-toraco-abdomino-pélvico que revelou nódulo espiculado no lobo superior esquerdo, de 14x10mm sugestivo de neoplasia primária, nódulo satélite no lobo superior esquerdo de 5x4mm, volumosa hepatomegalia com metastização difusa e densificação da gordura periângulo hepático sugestiva de carcinomatose, bem como TAC-cerebral com duas lesões sugestivas de lesões secundárias.
O doente evoluiu rapidamente em insuficiência hepática aguda com encefalopatia e coagulopatia, optando-se pela não realização de biópsia da lesão pulmonar dada degradação do estado geral. O doente acabou por falecer num período inferior a duas semanas.
A seguinte imagem pretende salientar a exuberância da metastização hepática e posterior quadro de insuficiência hepática aguda como causa de morte.