23

24

25

26
 
O RESSURGIMENTO DA ESCROFULODERMA
Doenças infeciosas e parasitárias - E-Poster
Congresso ID: P511 - Resumo ID: 277
Hospital Doutor Fernando da Fonseca, Medicina I
Beatriz Porteiro, Mariana Costa, Filipa Nunes, Marina Vitorino, Whine Pedro, Alexys Borges, Marinela Major, João Machado
A tuberculose cutânea é muito rara, com prevalência de 1,15% do total de casos de tuberculose, a sua manifestação mais comum é a escrofuloderma, que resulta da disseminação contígua à pele de foco endógeno subjacente, geralmente gânglio linfático, osso ou epidídimo. Atinge mais frequentemente os gânglios cervicais e tem predição pelos doentes jovens; apesar de ser uma manifestação local de uma doença sistémica, os sintomas sistémicos não são proeminentes. Apresenta-se inicialmente com nódulo firme que supura e absceda. Requer para o seu diagnóstico a biopsia excisional.

Descrição: Homem de 21 anos, melanodérmico, natural e residente na Amadora, sem antecedentes pessoais conhecidos, internado por quadro com 1 mês de evolução caracterizado por febre (Tmáx 39oC), perda ponderal de 11Kg, tosse produtiva com expectoração esbranquiçada e tumefação firme e dolorosa de crescimento progressivo com cerca de 3cm de diâmetro na região cervical direita. Negava história epidemiológica. Do estudo realizado destaca-se: anemia (Hgb 11,1 g/dL), trombocitose (plaquetas 467X10^9/L), PCR 9,04 mg/dL. As serologias virais (HIV, Epstein Barr, VHB, VHC e CMV), a baciloscopia e a hemocultura em bactec foram negativas. Na radiografia do tórax, complementada por TAC tórax, evidenciou alargamento do mediastino superior, com volumosos conglomerados adenopáticos supraclaviculares, mediastínicos: espaço pré-vascular, pré-traqueal, subcarinal e hilar à esquerda; e cardiofrénicos. No internamento a tumefação evoluiu para volumoso abcesso, que veio a ser drenado por cirurgia, impossibilitando a realização de biópsia excisional do gânglio. A pesquisa de PCR de M. tuberculosis complex foi positiva no pús e foi identificada no exame direto identificou BAR e a cultura em Bactec e Lowenstrein identificou Mycobacterium tuberculosis sensível ao etambutol, rifampicina, e resistente à isoniazida. O doente teve excelente evolução com a terapêutica antibacilar instituída e cicatrização local.

Conclusão:
O caso clínico ilustra uma forma de apresentação de tuberculose cutânea relevante no passado mas atualmente muito pouco frequente.
No caso apresentado a evolução para abcesso sob tensão impossibilitou a realização de biópsia excisional. O diagnóstico foi firmemente estabelecido pela cultura positiva do pús, a par da PCR e do exame direto. O seguimento deste doentes é essencial, aumentando a complaince ao tratamento o que consequentemente se traduz numa redução das recidivas e das resistências bacterianas.