23

24

25

26
 
LIPOMATOSE SIMÉTRICA MÚLTIPLA: CONHECER PARA NÃO ESQUECER
Doenças oncológicas - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG039 - Resumo ID: 281
1) FMUC; 2) Unidade de saúde de ilha de S. Miguel; 3) Centro de saúde de Nordeste, S. Miguel; 4) Hospital do Divino Espírito Santo, Ponta Delgada
José Sousa-Baptista, Joana Câmara, Ana Paula Galante, Cláudia Rodrigues
A LSM (ou Doença de Madelung) é uma entidade rara, caracterizada pela acumulação simétrica e progressiva de tecido adiposo, principalmente na região cervical (designado por “colar de cavalo”), região superior do tronco e deltóide (aparência pseudo-atlética) e, mais raramente, noutros locais, nomeadamente com possibilidade de compressão das vias aéreas-digestivas. É mais frequente no sexo masculino (15:1), raça caucasiana e normalmente diagnosticada entre os 30-60 anos. A sua etiologia é desconhecida; 60 a 90% dos portadores de LSM tem história de alcoolismo crónico. Os lipomas são geralmente de carácter benigno; o tratamento - que poderá consistir na injeção intralesional de desoxicolato de sódio ou de esteroides combinados com isoprenalina, lipoaspiração ou exérese cirúrgica - preconiza-se quando há dor, sintomas sugestivos de compressão local, ou por razões estéticas, no entanto, a recorrência dos lipomas é comum. Apesar de não ser consensual, estudos referem que a abstinência alcoólica poderá atrasar o crescimento dos lipomas.

Homem de 61A, caucasiano; com antecedentes de hipertensão arterial, tabagismo (40 UMA) e hábitos alcoólicos (60 g/dia, com 10 anos de evolução). Foi referenciado à Consulta de Medicina Interna por várias massas distribuídas difusamente pelo corpo, com 4 anos de evolução e de agravamento progressivo, que perturbavam as atividades de vida diária, nomeadamente o sono. Sem História Familiar semelhante e sem outros dados de relevo na anamnese. Ao exame objetivo, destacavam-se várias massas com dimensões variáveis, que sugeriam tratar-se de lipomas, condicionando limitação da mobilidade do pescoço. A suspeita de LDM foi confirmada por tomografia computorizada “…as tumefações correspondem a aumento de espessura do tecido celular subcutâneo com densidades adiposas, sem evidente encapsulamento...”. O doente foi medicado sintomaticamente com hipnótico, analgesia e referenciado para avaliação em consulta de Cirurgia Plástica.