23

24

25

26
 
TÃO DIFERENTES, MAS TÃO IGUAIS
Doenças respiratórias - E-Poster
Congresso ID: P833 - Resumo ID: 27
Hospital Beatriz Ângelo
Rodolfo Viríssimo Gomes, Joana de Oliveira, Bárbara Sousa Picado, Fernando Martos Gonçalves, José Lomelino Araújo
INTRODUÇÃO
A sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistémica de etiopatogenia desconhecida e manifestações clínicas variáveis. Trazemos 2 casos clínicos de diagnósticos inaugurais desta patologia.

CASO CLÍNICO
1º caso: Homem, 35 anos, melanodérmico, sem antecedentes relevantes. Recorreu ao Serviço de Urgência (SU) por quadro com 1 semana de evolução de anorexia, artralgias de grandes articulações e lesões nodulares periarticulares com sinais inflamatórios; negava outros sintomas ou factores epidemiológicos. Análises com 14100 leucócitos/ul, PCR 6,73mg/dl, ANA + e VS 50mm/h. Radiografia torácica com reforço hilar bilateral, complementada por TC tóraco-abdominopélvica (TAP) que mostrou nódulos pulmonares dispersos e adenopatias hilares bilaterais simétricas. A broncofibroscopia com ecoendoscopia revelou aumento bilateral das estações ganglionares; lavado broncoalveolar (LBA) com sedimento com elevada celularidade e numerosos macrófagos, sem células neoplásicas, com relação CD4+/CD8+ 13,00.
2º caso: Homem, 34 anos, leucodérmico, saudável. Recorreu ao SU por tosse produtiva com alguns dias de evolução, sendo que a radiografia torácica mostrou imagens hilares nodulares bilaterais; sem outra sintomatologia ou factores epidemiológicos. Analiticamente sem alterações relevantes. TC TAP demonstrou adenomegálias simétricas hilares e mediastínicas, bem como micronódulos pulmonares e pequenos gânglios mesentéricos. Broncofibroscopia com ecoendoscopia com estações ganglionares aumentadas à direita e LBA idêntico ao do 1º caso, com relação CD4+/CD8+ 4,74.
Em ambos os casos, os estudos micro e micobacteriológicos foram negativos e o diagnóstico de sarcoidose foi apoiado por biópsia ganglionar com linfadenite granulomatosa.

DISCUSSÃO
Estes 2 casos clínicos evidenciam a existência de clínicas opostas para alterações anátomo-patológicas semelhantes. O 1º caso com uma clínica exuberante e alterações analíticas; o 2º com um achado na radiografia torácica e com investigação analítica inocente.