Yasmin Mamade, Inês Mendes, Árcia Chipepo, Francisco Pestana Araújo, José Lomelino Araújo
Os autores apresentam o caso pela sua apresentação inicial incomum e exuberante, salientando a importância do enquadramento clínico na decisão sobre a abordagem do mesmo.
Mulher de 69 anos, com história de epilepsia sequelar a meningioma cerebral. Apresentava em tomografia computorizada (TC) crânioencefálica recente, evidência de novas lesões de comportamento incerto abordadas conservadoramente.
Recorreu à urgência por 1 semana de evolução de dispneia, cansaço e tosse seca, com discurso lentificado e incoerente associado a prostração não usual. Encontrava-se prostrada, midríase pupilar; SpO2 (ar ambiente) 87%, taquicardica. Auscultação pulmonar: murmúrio vesicular diminuído, crepitações bilaterais; sinais de isquémia distal do membro inferior esquerdo. Análises: Hg 16,2 g/dL, Htc 50.5%, aPTT 77 seg, trombocitopénia, elevação dos parâmetros inflamatórios, D-Dímeros > 32,5 mg/L, TpI 0,69 ug/L, NTproBNP 28817 pg/mL.
Realizou Angio-TC toracoabdominopélvica que revelou trombo em sela da artéria (a.) pulmonar direita, oclusão total da a. lobar média e oclusão parcial da a. lobar superior e inferior. Trombose subtotal da a. pulmonar esquerda, com oclusão completa da a. lobar inferior e parcial da superior. Trombo no lúmen da a. mesentérica superior, tronco celíaco, segmento da aorta abdominal adjacente, ramo ileo-cólico distal e a. esplénica, condicionando áreas de isquémia intestinal e esplénica, e ainda da a. subclávia esquerda. Trombose das a. femorais profundas/perfurantes bilateralmente. A. popliteia direita e esquerda obliteradas.
Por trombose extensa em doente de alto risco, de forma complementar à ponderação de risco/ benefício na realização de trombólise, realizou TC-CE, que revelou: múltiplas lesões expansivas extra-axiais intracranianas espontaneamente hiperdensas, a de maior volume (40x37mm).
Face ao prognóstico global reservado foram previlegiadas medidas de conforto para a doente, após discussão em equipa multidisciplinar e em conjunto com os familiares.