23

24

25

26
 
HIDROPNEUMOTÓRAX IATROGÉNICO COM EXUBERANTE ENFISEMA SUBCUTÂNEO
Doenças respiratórias - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG044 - Resumo ID: 338
ULSM - Hospital Pedro Hispano
Ana Ferro, Cláudia Pinho Coelho, Marta Pina, Marta Vilaça, Ana Paula Vaz, Abel Salgueiro, João Pimentel, Luísa Guerreiro
Homem de 82 anos, com antecedentes de estenose aórtica grave, seguido em consulta por derrame pleural em estudo. No decorrer do estudo, foi efetuada biópsia pleural, complicada por pneumotórax com exuberante enfisema subcutâneo. À admissão, o doente apresentava-se eupneico, sem sinais de dificuldade respiratória em repouso, a saturar a 93% em ar ambiente, objetivando-se enfisema subcutâneo palpável em toda a região cervical com extensão à face, tronco e região abdominal. TC cervico-toraco-abdomino-pélvica com hidropneumotórax esquerdo e exuberante enfisema subcutâneo torácico superior direito e torácico esquerdo, progredindo distalmente para a região abdominal até à fossa ilíaca esquerda e superiormente para toda a região cervical bilateral e mediastino superior. Foi colocado dreno torácico à esquerda e o doente internado para continuação de cuidados. Apresentou evolução favorável, com a drenagem e oxigenoterapia suplementar, apresentando praticamente resolução do enfisema subcutâneo.
O pneumotórax iatrogénico é uma complicação comum de vários procedimentos invasivos. Está descrito que pode ocorrer em até 5% dos doentes submetidos a biópsia pleural.
O presente caso é um exemplo bem evidente da magnitude e gravidade com que esta complicação se pode manifestar.