Mariana Formigo, Magda Costa, João Martins, Sandra Barbosa, Helena Sarmento, Jorge Cotter
Homem de 67 anos, internado para estudo de quadro de perda ponderal associado a lesões descamativas redondas, não pruriginosas, dispersas simetricamente pelos membros superiores e inferiores sem poupar palmas ou plantas com 1 mês de evolução, compatíveis com sífilis secundária.
Realizado sífilis screening com resultado positivo, RPR positivo com título de 1/64 e doseamento por immunoassay de IgM 6 e IgG >5000. Teste treponémico FTA-ABS positivo (2+). Fez toma de Penicilina G benzatínica 2.4 milhões de unidades intramuscular. Realizada punção lombar com leucorráquia, VDRL e pesquisa de Treponema pallidum por Western Blott positivo, firmando o diagnóstico de neurossífilis. Iniciou ciclo de Penicilina G 4 milhões de unidades endovenosas de 4/4 horas que cumpriu durante 14 dias com melhoria clínica.
Realizou ecocardiograma sem evidencia de alterações cardíacas ou nos grandes vasos.
Do restante estudo, marcadores e serologias víricas negativos. Cumpriu 7 dias de doxiciclina 100 mg 12/12h e Azitromicina 1g por suspeita de Clamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae.
Alta ao 25º dia de internamento, com lesões dermatológicas em resolução, orientado para consulta de reavaliação em Medicina Interna.