23

24

25

26
 
A PROPÓSITO DE SÍFILIS
Doenças infeciosas e parasitárias - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG047 - Resumo ID: 356
Hospital Senhora da Oliveira Guimarães
Mariana Formigo, Magda Costa, João Martins, Sandra Barbosa, Helena Sarmento, Jorge Cotter
Homem de 67 anos, internado para estudo de quadro de perda ponderal associado a lesões descamativas redondas, não pruriginosas, dispersas simetricamente pelos membros superiores e inferiores sem poupar palmas ou plantas com 1 mês de evolução, compatíveis com sífilis secundária.
Realizado sífilis screening com resultado positivo, RPR positivo com título de 1/64 e doseamento por immunoassay de IgM 6 e IgG >5000. Teste treponémico FTA-ABS positivo (2+). Fez toma de Penicilina G benzatínica 2.4 milhões de unidades intramuscular. Realizada punção lombar com leucorráquia, VDRL e pesquisa de Treponema pallidum por Western Blott positivo, firmando o diagnóstico de neurossífilis. Iniciou ciclo de Penicilina G 4 milhões de unidades endovenosas de 4/4 horas que cumpriu durante 14 dias com melhoria clínica.
Realizou ecocardiograma sem evidencia de alterações cardíacas ou nos grandes vasos.
Do restante estudo, marcadores e serologias víricas negativos. Cumpriu 7 dias de doxiciclina 100 mg 12/12h e Azitromicina 1g por suspeita de Clamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae.
Alta ao 25º dia de internamento, com lesões dermatológicas em resolução, orientado para consulta de reavaliação em Medicina Interna.