23

24

25

26
 
SARCOMA SINOVIAL PLEURO-PULMONAR
Doenças oncológicas - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG048 - Resumo ID: 373
Serviço de Medicina 2.1 - Hospital Santo António dos Capuchos, Centro Hospitalar Lisboa Central
Ana Bravo, Daniela Carneiro, Inês Urmal, Miguel Valente, Helena Estrada
Os sarcomas primários do pulmão constituem menos de 0,5% das neoplasias pulmonares. O sarcoma tipo sinovial é um dos mais raros e manifesta-se por toracalgia, dispneia, tosse e por vezes hemoptises, podendo ser assintomático. Na radiografia e tomografia computorizada (TC) do tórax apresenta-se como uma massa pulmonar e/ou pleural, derrame pleural ipsilateral, geralmente sem adenomegálias ou calcificações. O diagnóstico diferencial é difícil sendo o exame imunohistoquímico e o estudo genético por PCR determinantes para o diagnóstico definitivo.
Apresenta-se o caso de um homem de 51 anos, com hábitos tabágicos marcados (33 UMA), internado por toracalgia esquerda, dispneia e cansaço desde há 3 semanas. A radiografia torácica revelou hipotransparência de quase todo o hemitórax esquerdo e a TC de tórax mostrou volumoso derrame pleural esquerdo não puro, com várias formações nodulares e áreas sólidas não calcificadas, com extensão à pleura costal posterior e anterior, sem plano de clivagem com o diafragma, a condicionar atelectasia pulmonar esquerda e desvio do mediastino; sem lesões pulmonares ou pleurais direitas Realizou toracocentese com líquido pleural tipo exsudado estéril, sem células neoplásicas e a biópsia pleural descrevia infiltrado inflamatório mononuclear, sem granulomas ou tecido neoplásico. Após drenagem e talcagem do derrame pleural, submetido a biópsia transtorácica a uma das massas pleuro-pulmonares que revelou neoplasia com células fusiformes, sem atipia.
Encontrava-se a aguardar estadiamento, quando inicia agravamento da toracalgia esquerda, realizando nova TC torácica com extensa massa pleural sólida em quase todo o hemitórax esquerdo, pequeno derrame pleural multiloculado, atelectasia subtotal pulmonar e desvio do mediastino. Submetido a pleuropneumectomia esquerda, os achados imunohistoquímicos e a pesquisa de alterações estruturais cromossómicas do gene SS18 na peça operatória permitiram identificar um sarcoma sinovial monofásico e fusocelular.