Introdução: A doença de Buerger ou tromboangeíte obliterante (DB) é considerada uma doença não aterosclerótica, inflamatória, segmentar e oclusiva que afeta os vasos de pequeno e médio calibre. Apesar de a etiologia não estar completamente esclarecida, esta doença está fortemente relacionado com o tabagismo, sendo mais frequente em homens jovens fumadores.
Caso Clinico: Homem, 44 anos, antecedentes de tabagismo ativo (20 UMA). Enviado a consulta externa de Medicina Interna por lesões de isquemia na extremidade dos dedos da mão direita com 3 meses de evolução, associado a dor e claudicação intermitente das mãos e pés. Ao exame objectivo com lesões de isquemia nos 2º,3º e 4º com edema, calor e rubor perilesional; pulsos arteriais sem alterações. Estudo analítico, capilaroscopia e angiografia sem alterações de relevo. Realizou tratamento com analgesia, iloprost endovenoso e cessação tabágica. Após 1 mês de tratamento: 4º e 5º dedos com placa de necrose seca e sem sinais inflamatórios; 3º dedo sem lesões. À data atual mantém seguimento em consulta externa, com resolução completa do quadro e, apesar de cumprimento irregular da cessação tabágica, sem novas recidivas.
Conclusão: A DB é uma doença pouco comum mas cuja gravidade pode levar a amputação em até 25% dos casos. Apesar de não existir até à data tratamento específico, é geralmente abordada com cessação tabágica, análogos das prostaglandinas, bosentan, camara hiperbárica ou cirurgia. Embora seja uma patologia que exige alta suspeição clínica é fundamental um diagnóstico e tratamento precoce destes doentes.