23

24

25

26
 
DOENÇA DE BEHÇET
Medicina Geriátrica - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG055 - Resumo ID: 413
Hospital da Horta, E.P.E.
Ana Simas, Ricardo Veloso, Ana Silveira, Juvenal Morais, Mariela Rodrigues, Joana Mota, Fátima Pinto, António Goulart
Doente do sexo masculino, 80 anos. Antecedentes pessoais de hipertensão arterial, fibrilação auricular e insuficiência venosa periférica.
Episódio de urgência por quadro com nove dias de evolução de lesões cutâneas dispersas pelo corpo, ulcerações orais e genitais, associadas a queixas álgicas, com agravamento nos dois dias anteriores. Encontrava-se medicado para a hipótese de herpes genital com antivirais, antifúngicos, corticosteroides e analgésicos, sem melhoria. Negava episódios semelhantes. Ao exame objetivo destacava-se eritema das escleróticas, lesões orais aftoides e úlceras sangrantes por toda a região genital e anal.
Internamento para esclarecimento do quadro e controlo das queixas álgicas. Por suspeita de doença de Behçet, realizado o teste patérgico, com resultado negativo. Biopsadas as úlceras genitais e lesões orais. Iniciou antibioterapia dirigida para microrganismo isolado em exsudado uretral. Discutido caso com Dermatologia, que sugeriu aplicação de pomada com óxido de zinco e óleo de fígado de bacalhau nas ulcerações genitais e sucralfato nas lesões orais, e pedida colaboração de Oftalmologia, que excluiu uveítes e sugeriu aplicação oftálmica de prednisolona e cloranfenicol e lubrificação ocular, com melhoria das lesões.
Resultado anatomopatológico das lesões compatível com doença de Behçet. Iniciada terapêutica com colchicina, sem recidivas.
A doença de Behçet é uma vasculite sistémica de etiologia desconhecida, caracterizada pelo surgimento de úlceras orais e genitais, assim como uveítes e lesões cutâneas. Normalmente é diagnosticada entre os 20 e 30 anos, atingindo ambos os sexos, no entanto, é necessário ter em conta que pode afetar indivíduos nos extremos etários, devendo estar presente no diagnóstico diferencial quando o doente se apresenta com ulcerações de etiologia desconhecida.
Os autores consideram importante divulgar o caso, uma vez que se apresentou com diagnóstico inicial de forma exuberante e em idade atípica (geriátrica).