23

24

25

26
 
ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL, UM INIMIGO OCULTO - A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO
Doenças cardiovasculares - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG057 - Resumo ID: 445
Centro Hospitalar Baixou Vouga, Aveiro
Carolina Amado, Mariana Maranhas, Tiago Valente, Ana Rocha Oliveira, Marcelo Aveiro, Margarida Cruz
Homem de 65 anos, com antecedentes pessoais de Hipertensão Arterial medicada, e tabagismo ativo. Foi admitido na sala de emergência após síncope, sendo esta precedida de dor tóraco-lombar intensa. Ao exame objetivo, a destacar, doente consciente e orientado, corado, normoglicémico, contudo hipotenso (PAM 60 mmHg) e taquicárdico, com pulso femoral direito filiforme e esquerdo palpável e amplo; palpação abdominal ligeiramente desconfortável. Analiticamente, de destacar lactatos de 4.5 mmol/L, sem outras alterações de relevo, nomeadamente do hemograma, das transaminases ou da função renal. Tendo em conta a principal suspeita diagnóstica, realizou tomografia computorizada abdominal que evidenciou “dilatação aneurismática fusiforme da aorta abdominal infra-renal com 7,5 cm de diâmetro e extenso hematoma retroperitoneal à direita em contacto com o aneurisma que indica ruptura do mesmo”. O doente foi orientado para cirurgia emergente de correção de aneurisma roto, previamente desconhecido. Apresentou evolução clínica desfavorável, tendo vindo a falecer.
O Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) é mais frequente após os 65 anos e no sexo masculino, apresentando como principais fatores de risco o tabagismo, doença aterosclerótica e a história familiar. Particularmente o AAA infra-renal é, na maioria dos casos, assintomático, sendo que em 1/3 dos casos a sua manifestação clínica inaugural é a rotura.
Apresenta-se este caso pela necessidade de elevada suspeição de rotura de AAA, em doente em choque e com lombalgia intensa súbita.