23

24

25

26
 
TUMOR AMORFO CALCIFICADO CARDÍACO - RELATO DE UMA RARIDADE
Doenças cardiovasculares - E-Poster
Congresso ID: P140 - Resumo ID: 461
Centro Hospitalar e Universitário de São João
Mariana Pacheco, Diana Martins, Susana Ferreira, Jorge Almeida
Introdução:
O tumor amorfo calcificado cardíaco (TAC) é uma massa cardíaca não neoplásica, extremamente rara, microscopicamente com depósitos nodulares de cálcio sobre material fibrilar amorfo, células inflamatórias e elementos sanguíneos degenerados. Apesar de ser frequentemente assintomático e um achado incidental em exames de imagem cardíacos, pode cursar com sintomas relacionados com obstrução ao fluxo ou embolização sistémica de fragmentos calcificados, podendo provocar fatalidades.
Caso Cínico:
Descrevemos o caso de um doente de 72 anos, ex-fumador, com antecedentes de hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, doença pulmonar obstrutiva crónica e síndrome de apneia obstrutiva do sono grave sob CPAP, a quem foi diagnosticado um tumor amorfo calcificado da válvula mitral que se manifestou com embolização cerebral, esplénica e EAM sem supradesnivelamento do segmento ST.
Discussão:
O tratamento de escolha é habitualmente a exérese cirúrgica da lesão que permite não só o diagnóstico anatomopatológico definitivo mas também a melhoria dos sintomas e a prevenção de fenómenos de embolização.