23

24

25

26
 
HIPERCALCEMIA COMO CAUSA DE QUADRO CONFUSIONAL NO IDOSO
Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais - E-Poster
Congresso ID: P256 - Resumo ID: 481
ULSM - Hospital Pedro Hispano
Bárbara Soeiro, Joana Lima Ferreira, Ana Veloso
Introdução: O delirium e os quadros confusionais são dos distúrbios mentais mais comummente identificados nos idosos. Caracterizam-se por alterações da cognição, atenção e nível de consciência. São factores de risco a existência de doença cerebrovascular, demência, depressão e antecedentes de alcoolismo. Os factores precipitantes mais comuns são mais as infecções, a hipoxemia e a hipercapnia, a hiperglicemia e a hipoglicemia, os distúrbios hidroelectrolíticas, o uso de opióides ou hipnóticos, a abstinência alcoólica ou de outras drogas, a hospitalização prolongada e a privação de sono.

Caso Clínico: Apresentamos o caso de uma mulher de 84 anos, com antecedentes de hipertensão, dislipidemia, hiperuricemia assintomática. Descrita como previamente totalmente autónoma. Apresenta dois meses de evolução de alterações de comportamento caracterizadas por períodos de agressividade alternados com prostração, desorientação temporo-espacial, alterações da memória, astenia, agravamento da obstipação crónica e vómitos esporádicos. Do estudo efectuado de realçar um cálcio ionizado de 2,08 mmol/L, cálcio total de 16,3mg/dL, paratormona (PTH) 1470pg/mL, lesão renal aguda (Cr 1,8mg/dL) e hipercalciúria. Sem doseamentos prévios de cálcio ou outras alterações analíticas de relevo. Por ausência de resposta à fluidoterapia e furosemida, decidiu-se efetuar dose única de ácido zoledrónico, com normalização da calcemia, regressão sintomática e recuperação da autonomia. Do estudo etiológico, a ecografia cervical identificou um nódulo com 21mm de diâmetro em relação com a vertente posterior e inferior do lobo direito da tiróide. Efetuada biópsia aspirativa do nódulo suspeito de paratiróide. O doseamento da PTH no aspirado e a cintigrafia tiroideia com sestamibi, que mostrou um foco de hipercaptação, sugeriram a presença de paratiróide hiperfuncionante. A doente foi submetida a paratiroidectomia inferior direita e hemitiroidectomia direita e a histologia confirmou adenoma da paratiróide. Atualmente mantém seguimento na Consulta de Endocrinologia e permanece assintomática.

Discussão: Trata-se de um caso de hiperparatiroidismo primário sintomático com manifestações primordialmente neurológicas, o que não é habitual, mas possivelmente subvalorizado. Deste modo, este caso pretende demonstrar a importância da pesquisa de distúrbios iónicos nos quadros confusionais nos doentes idosos.