23

24

25

26
 
DIABETES “GALOPANTE” NUMA DOENTE IDOSA
Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais - E-Poster
Congresso ID: P264 - Resumo ID: 486
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Serviço de Medicina Interna
Diogo Morgado Conceição, Regina Costa, Nélson Pedro,Lèlita Santos, Armando Carvalho
INTRODUÇÃO

A diabetes mellitus é uma das doenças mais prevalentes na nossa população e das mais comuns na prática clínica da Medicina Interna. Apresentamos um caso de diabetes com apresentação atípica, que motivou uma investigação complementar alargada, cujos resultados se revelaram cruciais no prognóstico e orientação clínica.

CASO CLÍNICO

Uma mulher de 75 anos recorre ao Serviço de Urgência por sensação de falta de força generalizada, tremores e mal-estar inespecífico, que motivou queda no domicílio, com traumatismo da anca direita. Referia anorexia com três semanas de evolução, com perda ponderal de 54 para 45 kg, associada a dor epigástrica de agravamento pós-prandial e obstipação. Como antecedentes, destacava-se: diabetes mellitus tipo 2 diagnosticada 4 meses antes, com HbA1c inicial de 7,7%, que se elevara para 15% três meses após o diagnóstico apesar de terapêutica com metformina 500 mg 2id; hipertensão arterial, controlada com antagonista dos recetores da angiotensina-II e bloqueador dos canais de cálcio. Na admissão, encontrava-se em cetoacidose, com acidémia metabólica não láctica (pH 7,29, HCO3- 14,8 mM).
Face à história atípica de evolução e aos sintomas abdominais e constitucionais, realizou ecografia abdominal e tomografia computorizada, que revelou, em contiguidade com a cabeça do pâncreas e arco duodenal, uma lesão acentuadamente hipervascular de limites imprecisos, medindo 27 x 18 mm no plano axial, suspeita de corresponder a tumor neuro-endócrino, pelo que foi solicitada biópsia guiada por ecoendoscopia; não se identificaram lesões à distância.
A doente apresentou deterioração clínica rápida (no período de três semanas), com intolerância alimentar total, icterícia obstrutiva e dor abdominal intratável, com limitação funcional marcada. Avaliada por CPRM, que evidenciou dilatação da via biliar principal, ectasia das vias biliares intra-hepáticas e do canal Wirsung, carcinomatose peritoneal e derrame pleural bilateral. O estudo anatomo-patológico da biópsia revelou adenocarcinoma do pâncreas, com células negativas para imunomarcadores neuro-endócrinos. A doente foi transferência para uma Unidade de Cuidados Paliativos dois meses após a admissão hospitalar inicial, onde veio a falecer.

DISCUSSÃO

O diagnóstico de novo de diabetes mellitus no adulto, sobretudo com uma evolução atípica ou com outra sintomatologia concomitante, deve levar à suspeição de diabetes secundária a outras patologias. Uma história e exame clínicos cuidadosos permitirão orientar a marcha diagnóstica destes doentes. A identificação de factores etiológicos infeciosos, autoimunes, neoplásicos, ou farmacológicos podem revelar-se cruciais na orientação terapêutica e no prognóstico da doença.