23

24

25

26
 
UMA APRESENTAÇÃO RARA DE NEOPLASIA DO PULMÃO
Doenças oncológicas - E-Poster
Congresso ID: P694 - Resumo ID: 487
Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
Lígia Rodrigues Santos, Teresa Dias Moreira, Gisela Evaristo Vasconcelos, Margarida Silva Cruz, Mariana da Cruz, Alice Castro, Mari Mesquita
O atingimento meníngeo por neoplasias sólidas é uma complicação rara e com grande impacto dado se relacionar inevitavelmente com estadios avançados. O seu diagnóstico requer um alto nível de suspeição, sendo raramente a primeira manifestação destas.
Doente de 67 anos com risco pulmonar em contexto de tabagismo cessado, exposição profissional a pó da pedra e sequelas de tuberculose pulmonar. Internado para controlo sintomático e estudo complementar de quadro de cefaleia hemicraniana esquerda com cerca de 2 meses de evolução, persistente desde há 2 semanas, sem cedência a analgesia, acompanhada por desvio da comissura labial para a direita e diminuição franca da acuidade visual bilateralmente. Acrescia astenia, anorexia e perda ponderal de cerca de 10kg em 2 meses. Objetivamente a destacar pupilas isocóricas, pouco reactivas à luz, discreta parésia facial esquerda, hipostesia aproximadamente na divisão maxilar (V2) do nervo trigémeo. Avaliado por Oftalmologia com evidência de papiledema bilateral. Tomografia cranioencefálica sem evidência de lesões isquémicas, hemorrágicas ou expansivas de novo. Angio-ressonância a destacar lesão neoformativa ao nível da cisterna trigeminal esquerda e pequeno foco nodular na superfície lateral esquerda da transição bulbo-protuberancial na proximidade da emergência do VIIº par, de etiologia indeterminada. Abordado LCR, com citologia a revelar invasão do SNC por neoplasia maligna. Estudos endoscópicos sem alterações e Antigénio Prostático Específico (PSA) normal. Tomograficamente a destacar sinais de silicose micronodular, alguns dos nódulos confluindo formando densificações mais extensas nomeadamente no lobo superior esquerdo, sem outras lesões suspeitas. Realizou broncofibroscopia. Imunohistoquímica do LCR e citologia lavado broncoalveolar compatível com Adenocarcinoma do Pulmão com invasão meníngea.
A importância deste caso prende-se com a franca relação clinico-imagiológica, com as manifestações neurológicas a correlacionarem-se intimamente com as alterações imagiológicas em ressonância, dando mais uma vez importância ao exame físico como elemento chave na avaliação clínica. Além disso, a carcinomatose meníngea corresponde a uma apresentação rara como manifestação principal de neoplasias primárias de outra localização, nomeadamente do pulmão.