BÓCIO MULTINODULAR COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE TUMOR DE PANCOAST
Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG063 - Resumo ID: 505
Medicina Interna, ULSAM - Viana do Castelo, Portugal
José Costa Carvalho, Joana Couto, Carlos Ribeiro, Diana Guerra, Carmélia Rodrigues
Mulher de 79 anos que recorreu ao SU por queixas de dispneia, tosse com expectoração purulenta, mal estar geral e toracalgia dorsal com irradiação précordial de características pleuríticas, com uma semana de evolução.
Antecedentes de hipertensão arterial e síndrome vertiginoso.
Realizada radiografia torácica póstero-anterior que mostrou opacidade de contornos regulares no ápice pulmonar direito. Pela localização da lesão, levantou suspeita de tratar-se de Tumor de Pancoast.
Melhor caracterizada por tomografia computorizada revelou tratar-se de imagem de Bócio Multinodular principalmente à custa da hemitiróide direita, praticamente toda ocupada por um nódulo com 52mm de maior diâmetro apresentando áreas císticas e calcificações internas.
A radiografia torácica mantém-se como um exame complementar de diagnóstico essencial na prática clínica. Nesta doente uma volumosa hemitiróide direita simulou uma lesão pulmonar apical que levantou a suspeita de tratar-se de Tumor de Pancoast. Perante uma imagem nodular nos ápices pulmonares deve sempre descartar-se esta possibilidade atendendo à gravidade do diagnóstico.