EMPIEMA NECESSITANS - UMA COMPLICAÇÃO RARA DE EMPIEMA
Doenças infeciosas e parasitárias - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG068 - Resumo ID: 525
ULS Matosinhos - Hospital Pedro Hispano
Carolina Paiva, Denise Magalhães, Helena Greenfield, Isabel Vilas-Boas, Catarina Tavares, Joana Cancela
Apresenta-se o caso de um homem de 47 anos fumador pesado 60UMAs, sem outros antecedentes de relevo, que se apresentou com quadro constitucional com anorexia e perda ponderal, e dor torácica pleurítica esquerda com tumefacção cutânea associada com 6 meses de evolução. Ao exame objectivo emagrecido, auscultação pulmonar com murmúrio vesicular diminuído nos campos pulmonares esquerdos e dor à palpação do hemitorax esquerdo a nível da 5ª costela e linha axilar anterior, coincidente com tumefacção sugestiva de enfisema subcutâneo. Analiticamente com parâmetros inflamatórios elevados (PCR 109mg/L, VS 102mm/1ªh, leucocitose 18.530/L com neutrofilia 85.60%); radiografia do tórax com hipotransparência do hemitorax esquerdo (Fig.1); tomografia computorizada do tórax com empiema necessitans à esquerda com componente subcutâneo localizado na parede toraco-abdominal, com cerca de 44 mm de diâmetro ântero-posterior e 18 mm de espessura, bem como 70 mm de diâmetro crânio-caudal. (Fig. 2 e 3). Efectuada biopsia diagnóstica de empiema, sem isolamento de agente.
O empiema necessitans é uma complicação de empiema que ocorre quando este se estende através da pleura parietal para os tecidos circundantes.
Esta imagem torna-se pertinente por relembrar uma entidade cada vez mais rara nos dias de hoje devido à maior disponibilidade de antibióticos e técnicas de drenagem.